[caption id="attachment_9743" align="alignright" width="300"] " De acordo com a Coordenação, 500 estudantes da Rede Municipal de Ensino já foram atendidos"[/caption]
Com objetivo de conscientizar alunos e professores sobre a importância de cuidar da saúde, a equipe da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Pinheirinho está realizando uma Jornada de Saúde nas Escolas da Rede Municipal de Ensino.
Vacina contra o vírus HPV e saúde bucal foram apenas duas das diversas ações realizadas.
A vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 14 anos está sendo realizada pela equipe da unidade de Saúde nas escolas do Município, adstrita na área da equipe. Os meninos com faixa etária de 11 a 14 anos também podem receber a vacina.
De acordo com a enfermeira da Unidade, Otávia Braga, esse tipo de trabalho nas escolas é a melhor estratégia para vacinas crianças e adolescente, por isso, a equipe com apoio da Secretaria Municipal de Saúde achou por bem intensificar os trabalhos.
A enfermeira enfatizou ainda que as Escolas dos Assentamentos Nova Vitória, 11 de Agosto, São José do Jundiá e CMEI Carrossel já foram recebidas pela equipe, e que na próxima semana será a vez da escola do Bairro Pinheirinho ser contemplada.
[caption id="attachment_9741" align="alignleft" width="225"]A imunização pode prevenir os cânceres do colo do útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe, refletindo diretamente na redução dos casos de HPV, bem como nas mortes provocadas pelo vírus.
Além de receber a vacina, os alunos estão recebendo orientações para cuidar da saúde bucal por meio de palestras. Avaliação Antropométrica também está sendo realizada, entre, outros atendimentos.
O prefeito Arnóbio destacou a importância da ação, da vacina e das palestras.
“A nossa equipe está de parabéns, temos que começar a proteger nossas crianças desde pequeninas, não podemos deixar o problema se agravar para depois buscar a cura. Prevenir é melhor “que remediar”, Pontuou o prefeito.
[caption id="attachment_9742" align="alignleft" width="225"]O objetivo da vacina para os meninos é proteger contra o câncer de pênis, garganta, ânus e verrugas genitais. A imunização masculina também possibilita uma diminuição do câncer de colo do útero e vulva das mulheres, pois minimiza a circulação do vírus na população, beneficiando o público feminino.
De acordo com a Coordenação , 500 estudantes já foram atendidos desde o inicio dos trabalhos. FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA
Publicado em terça-feira, 08 de maio de 2018