“O objetivo do projeto é a implantação da 1ª agroindústria no Assentamento Nova Conquista”
[caption id="attachment_9181" align="alignleft" width="250"]O prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro e o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Saulo Favaro, participaram na última semana, da assinatura de um convênio entre a Fundação Banco do Brasil e a Associação dos Trabalhadores Rurais do Assentamento Nova Conquista (Atranc), para a construção de uma agroindústria no município de Pinheiros.
Com o objetivo de dar suporte técnico a um grupo de mulheres e jovens, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), também esteve participando da cerimônia de assinatura do convênio.
O projeto "Doce Conquista" contará com a contribuição financeira de R$ 238.500,00 (duzentos e trinta e oito mil e quinhentos reais ) da Fundação Banco do Brasil e BNDES, para a estruturação, fortalecendo a logística de comercialização dos alimentos produzidos pelo Assentamento, além do apoio técnico do Incaper e com a gestão administrativa financeira da Fundação de Desenvolvimento Agropecuário do Espírito Santo (Fundagres).
[caption id="attachment_9182" align="alignleft" width="250"]Ao todo, serão atendidas diretamente 19 famílias assentadas, sendo 35 mulheres entre 18 e 60 anos e 26 jovens, além do restante dos membros das famílias assentadas e os 121 associados que moram nas proximidades do assentamento.
O prefeito Arnóbio destacou a importância dessa agroindústria para os Assentados e em especial para o município.
“Temos que dar o devido valor ao homem do campo. Se o homem do campo não planta, a cidade não janta. A prefeitura de Pinheiros estará sempre de portas abertas para este tipo de projeto. Se surgir mais cem projetos deste modelo, iremos apoia-los na integra. O agricultor precisa permanecer no campo para garantir o desenvolvimento da agroindustria, para isso devemos dar todo o suporte necessário”, salientou o prefeito Arnóbio.
A Presidente da ATRANC, Cléia Souza Aguiar, destacou a importância da Agroindústria para os Assentados e da emoção em saber que mais um sonho sairá do papel.
“Esse momento é muito gratificante para nós. Esse projeto veio para dar visibilidade aos nossos produtos. A partir de agora poderemos comercializar e chegar à casa dos consumidores e com toda fiscalização adequada. O mais importante é melhorar a renda das famílias envolvidas nesse projeto”, ressaltou a presidente da ATRANC, Cléia Souza Aguiar.
A região vem sofrendo com longos períodos de estiagem, o que vem causando prejuízos na agricultura.
“O projeto vem para agregar valor aos produtos locais, além disso, adequação e reaplicação da tecnologia social estruturada no processo de substituição da matéria prima industrializada pela matéria prima local, visando à fabricação de panificados e de outros produtos típicos da região e com matéria prima adequada ao período de safra”, explicou a extensionista do Incaper, Andressa Ferreira Alves.
Para o diretor-presidente do Incaper, Marcelo de Souza Coelho, o projeto é um grande avanço para o município.
“É importante destacar a importância da parceria com a Fundação Banco do Brasil que teve a sensibilidade e um olhar diferenciado para esse projeto social, além da Prefeitura de Pinheiros pelo empenho em transformar o sonho em realidade. Essas famílias terão um novo motivo para produzir mais e melhor e o Governo do Estado tem investido cada vez mais nos assentamentos no Espírito Santo”, salientou Marcelo.
Para a assentada Aliene Pereira, o convênio firmado significa mais um passo para a qualidade de vida dos assentados.
“Um dos nossos maiores empecilhos é o processamento dos produtos, mas com a construção da agroindústria teremos as licenças necessárias para a comercialização. Com isso vamos melhorar a qualidade e seremos conhecidos no mercado”, disse Aliente.
A prefeitura de Pinheiros ficará responsável pela reforma e adequação do espaço que será utilizado para a fabricação dos Produtos que serão comercializados no município.
Sobre o Assentamento
O Assentamento Nova Conquista foi criado pela Secretaria de Agricultura do Estado do Espírito Santo (Seag) em 1988, caracteriza-se por ser um grupo pequeno de moradores e nele predominam as relações de amizade e companheirismo. Recebeu o nome “Nova Conquista”, devido ser a segunda conquista das famílias e também, por se tratar do segundo assentamento no município de Pinheiros.
Está localizado às margens da BR 101, a 4 quilômetros da cidade de Pedro Canário, apesar de pertencer ao município de Pinheiros. No local vivem 19 famílias, totalizando 70 habitantes entre adultos, jovens e crianças. Desenvolve-se a produção diversificada destacando principalmente a produção de alimentos como: horticultura, feijão, milho, mandioca, frutas tropicais, café entre outras; além da criação de pequenos animais, que complementam a renda das famílias.A associação nasceu juntamente com a criação do Assentamento. Ela executa o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) desde 2011, algumas famílias também participam do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) através de outra associação do município. A associação cumpre a função de organizar as documentações das famílias, gestão e orientação para entrada nos programas.
FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA
Publicado em segunda-feira, 05 de fevereiro de 2018