A Secretaria de Saúde, por meio do PESMS, com apoio das equipes do PSF, Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica, e Secretaria de Obras, está intensificando as ações contra o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti.
Os Agentes de Saúde, equipe do PESMS, PSF, Vigilância Ambiental, Sanitária e Epidemiológica estão realizando visitas domiciliares e orientando a população a não deixar água parada em plantas, caixas d’água sem tampa, copos plásticos, entre outros utensílios. Para auxiliar nessa tarefa, os agentes distribuem material educativo e sacos de lixo para recolher todos os possíveis criadouros do mosquito da dengue, e imediatamente, encaminhado para a Usina de Reciclagem.
“A participação da população é fundamental”, afirma Elizabete Pereira. A secretária informa que 90% dos focos de proliferação do mosquito são encontrados em residências. Por isso, medidas simples, como checar toda a semana a presença de locais e objetos com água parada, são fundamentais.
A primeira ação desse plano foi realizada no dia 14, na comunidade de Vila Fernandes, com ajuda dos estudantes local. Com o objetivo é eliminar todos os possíveis criadouros, como pratos de vasos de planta, bebedouros de animais, pneus, latas e demais objetos que possam acumular água e se tornar um foco do mosquito, a população participou ativamente da ação.
“Todo território nacional está sujeito a uma epidemia de dengue, sendo assim precisamos estar atentos e não correr riscos. É extremamente necessária a participação de todos no combate à dengue. Toda a população pinheirense pode ajudar nesta guerra”, destacou o prefeito Antonio da Emater.
Este ano em Pinheiros já foi notificado 110 casos suspeitos de dengue, sendo 23 casos confirmados. A principal dica para prevenção desta doença é o cuidado no armazenamento e destinação do lixo doméstico. Ele deve ser armazenado em recipiente fechado e disponibilizado para recolhimento nos dias de coleta do caminhão de lixo. A coleta de lixo doméstico percorre dos bairros do município todos os dias da semana, exceto domingos. Nunca descarte o lixo ou qualquer outro material que possa acumular água no quintal de casa e de vizinhos, na rua ou lotes.
Todos os bairros e comunidades receberão essas ações, que tem ainda o apoio das escolas localizadas nessas áreas. A próxima ação será no bairro Jundiá e Nova Jerusalém, dia 17 de outubro. Receba bem as equipes de saúde.
Publicado em quinta-feira, 16 de outubro de 2014