“A troca das barracas busca aumentar a qualidade dos serviços prestados e proporcionar maior conforto aos consumidores e trabalhadores”.
Oferecer melhores condições de trabalho e um produto mais higiênico aos consumidores e valorizar ainda mais a agricultura familiar é, com esse objetivo que o prefeito Antônio da Emater entregou na última semana 27 barracas padronizadas a produtores conveniados ao programa agricultura familiar.
A iniciativa faz parte do projeto de revitalização e modernização da feira livre e tem como finalidade a padronização dos serviços oferecidos aos consumidores, além de oferecer melhores condições de trabalho aos pequenos agricultores.
O projeto de revitalização das feiras livres do município oferece barracas novas com material resistente ao desgaste natural. As estruturas são confeccionadas em metalon galvanizado, com cobertura de PVC e saia de propietileno.
De acordo com o prefeito Antônio da Emater a entrega das barracas é uma forma de valorizar o pequeno produtor e incentivá-lo a continuar no campo, “Se o homem do campo não planta, o homem da cidade não janta, daí a grande importância de estarmos constantemente investindo na agricultura familiar, lembrando que estes investimentos é uma forma de motivá-los a continuar no campo”. Pontuou o prefeito.
O prefeito destacou ainda que a feira livre é uma ótima oportunidade de geração de renda para as famílias. “A implantação da feira é antiga e atende as expectativas de feirantes que trabalham aqui e das comunidades também, eles vendem e compram produtos que são produzidos aqui mesmo no município, produtos 100% orgânicos, ou seja, totalmente livre de agrotóxicos, com isso estas famílias têm uma nova fonte de geração de renda”, ressalta.
A Produtora Rural Eunice Freitas de Ribeiro, 51 anos, residente no Assentamento Nova Vitória, aprovou a padronização das barracas e a qualidade, “ As condições de higiene não era a mais adequada, devido as barracas serem de madeira, já com as barracas de ferro, a higiene irá melhorar 100%, lembrando que iremos ficar livre do sol com as altas temperaturas que nos causavam transtornos”, ressaltou.
Quem também aprovou as novas barracas foi o casal e produtores, José Bispo da Silva de 65 anos e sua esposa, Jovina Maria Viana da Silva de 66 anos, moradores da comunidade Santa Rita, “Essa substituição foi uma excelente iniciativa, pois o material é bem resistente,ao contrário das barracas de madeira, esse novo material não irá acabar com tanta facilidade, a barraca veio no momento certo, porque eu tenho muitos produtos e não tinha como trazer porque não tinha um local adequado para colocar e acabava estragando tudo, agora posso trazer sem medo. A prefeitura está de parabéns”, pontuou.
A aquisição das barracas foi possível graças à parceria entre o Governo Federal, Governo Estadual, Prefeituras, Incaper, SEBRAE, Secretaria Estadual de Agricultura, Abastecimento, Aqüicultura e Pesca, Programa Incluir, Sistema Único de Assistência Social e Ministério de Desenvolvimento Agrário por meio do PAIS -
Produção Agroecológica Integrada e Sustentável que é um projeto apoiado pelo SEBRAE que tem como objetivo melhorar a qualidade de vida e proporcionar sustentabilidade para as comunidades atendidas. Além disso, estimula a prática da agricultura orgânica por meio de processo produtivo sem o uso de agrotóxicos.
O Programa tem ainda como missão incentivar o plantio de alimentos orgânicos oferecendo sementes totalmente gratuitas e orientação técnica para o plantio de diversas culturas de qualidade.
A melhoria da feira livre objetivando dar condições dignas de trabalho para o feirante e comodidade e higienização no ambiente para melhor atender a população que busca a feira livre para fazer suas compras, é uma determinação do prefeito Antônio da Emater, como frisa o secretário Municipal de Agricultura, Fabiano Martins. “A padronização das barracas e a setorização é o primeiro passo. Vamos continuar com esse trabalho”, disse o Secretário.
[caption id="attachment_2837" align="aligncenter" width="850"]

A Produtora Rural Eunice Freitas de Ribeiro, 51 anos, residente no Assentamento Nova Vitória, aprovou a padronização das barracas e a qualidade, “ As condições de higiene não era a mais adequada, devido as barracas serem de madeira, já com as barracas de ferro, a higiene irá melhorar 100%, lembrando que iremos ficar livre do sol com as altas temperaturas que nos causavam transtornos”, ressaltou[/caption]
[caption id="attachment_2838" align="aligncenter" width="850"]

Quem também aprovou as novas barracas foi o casal e produtores, José Bispo da Silva de 65 anos e sua esposa, Jovina Maria Viana da Silva de 66 anos, moradores da comunidade Santa Rita, “Essa substituição foi uma excelente iniciativa, pois o material é bem resistente,ao contrário das barracas de madeira, esse novo material não irá acabar com tanta facilidade, a barraca veio no momento certo, porque eu tenho muitos produtos e não tinha como trazer porque não tinha um local adequado para colocar e acabava estragando tudo, agora posso trazer sem medo. A prefeitura está de parabéns”, pontuou.[/caption]
[caption id="attachment_2839" align="aligncenter" width="850"]

27 Produtores foram contemplados com as novas barracas que visa a padronização da feira e motivar os produtores a permanecer no campo.[/caption]
[caption id="attachment_2840" align="aligncenter" width="850"]

O governo fornece gratuitamente todo o material necessário para a construção, produção e manutenção da horta do Projeto PAIS[/caption]
Publicado em terça-feira, 10 de dezembro de 2013