- A TV Gazeta exibiu, em sua edição regional do telejornal do meio-dia desta segunda-feira (29), uma ampla reportagem sobre a obra de macrodrenagem em andamento em Pinheiros.

- A procução destacou a eficiência da intervenção, que, mesmo antes da conclusão total, já apresenta resultados concretos no enfrentamento dos históricos problemas de alagamento.
- A equipe de reportagem ouviu moradores das áreas impactadas, o prefeito Edilson Monteiro e a engenheira da Prefeitura de Pinheiros, Luciana Mendes. Os entrevistados relataram o drama recorrente das enchentes ao longo dos anos, além de detalharem aspectos técnicos e o alcance estrutural da obra.
- Atualmente, cerca de 400 metros do sistema já foram executados, o que corresponde a aproximadamente 25% do total previsto. O conteúdo completo da reportagem pode ser conferido por meio do link https://shre.ink/5YQb.
- O projeto contempla a remoção integral das antigas manilhas e a instalação de galerias de bueiros celulares duplos, com capacidade de vazão estimada em 15 mil litros por segundo.
- A intervenção amplia de forma significativa a capacidade hidráulica da rede, corrigindo gargalos históricos causados por uma drenagem antiga, subdimensionada e bastante assoreada, que comprometia o escoamento das águas pluviais.
- Dividida em três etapas – identificadas pelas cores amarela, azul e verde –, a obra de macrodrenagem totaliza mais de 1.700 metros lineares de melhorias.
- Considerada estratégica para o desenvolvimento urbano, a iniciativa tem como principal objetivo eliminar os recorrentes alagamentos, garantindo mais segurança, mobilidade e qualidade de vida à população residente em áreas tradicionalmente afetadas por enchentes.
VIAS URBANAS POR ONDE O SISTEMA DE MACRODRENAGEM VAI PASSAR
Etapa Amarela: primeiro trecho da rua João Emanoel Gagno e primeiro trecho da rua Atílio Vivacqua;
Etapa Azul: segundo trecho da rua João Emanoel Gagno;
Etapa Verde: segundo trecho da rua Atílio Vivacqua, além das ruas Carlos Castro, General Rondon, Gil Veloso, Senador Eurico Resende e da avenida Setembrino Pelissari.
Publicado em segunda-feira, 29 de dezembro de 2025