- Pinheiros conquistou o "Selo Ouro" do programa "Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA)", iniciativa do Ministério da Educação (MEC), que busca atestar boas práticas das secretarias de educação estaduais, municipais e distrital voltadas a assegurar o direito à alfabetização das crianças.
- A participação no edital é pública e foi aberta a todas as secretarias de educação do Brasil que atenderam aos pré-requisitos. O selo é dividido em três categorias: bronze, prata e ouro e trata-se de um reconhecimento simbólico concedido às gestões.
- O resultado foi divulgado nesta quinta-feira (5) e a cerimônia oficial de entrega do Selo acontecerá em Brasília (DF) em data ainda a ser definida.
- O prefeito Arnóbio Pinheiro comemora e aponta algumas medidas responsáveis pelo resultado. “Que maravilha! Esse é o fruto do nosso projeto de aperfeiçoamento do ensino municipal, que inclui a modernização das nossas escolas, a aquisição de equipamentos avançados, a climatização das salas de aula, a valorização dos profissionais do Magistério, dentre outras medidas”, avaliou.
- A articuladora municipal do programa, Disnei Curbani Callegari Farias, responsável por inscrever o município e comprovar todos os 20 critérios, destacou que a conquista demonstra o progresso da educação municipal de Pinheiros através do cumprimento das políticas de alfabetização, o trabalho das equipes escolares com uma gestão que preza pelo fortalecimento da alfabetização e recomposição das aprendizagens e o trabalho de monitoramento da aprendizagem que a Secretaria Municipal de Educação vem desenvolvendo em regime de colaboração com a União e Estado.
- Esse reconhecimento também é resultado do trabalho desenvolvido na alfabetização de todas as unidades de ensino da rede municipal, que seguiu os 20 critérios estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), incluindo:
CRITÉRIOS PRINCIPAIS
- Adesão à estratégia do território de distribuição de materiais didáticos;
- Existência de programas para fomentar práticas pedagógicas e de gestão escolar;
- Porcentagem de escolas com espaços de incentivo à leitura.
- Formação Continuada para professores.
- Existência de programa de monitoramento da aprendizagem.
- Elevação dos índices.
Publicado em quinta-feira, 05 de dezembro de 2024