Atender os moradores de São João do Sobrado com água tratada não tem sido uma missão nada fácil para a Cesan, Companhia Espírito-santense de saneamento.
Com o período de estiagem, os córregos e os mananciais que deságuam na barragem praticamente secaram, deixando toda a comunidade do Sobrado com dificuldade no abastecimento. A única saída para manter o abastecimento de água tratada no distrito vem sendo feito através de cinco caminhões pipas que diuturnamente transportam água para a comunidade.
A Companhia chegou a abrir dois poços artesianos na região. Na primeira tentativa não se chegou a água, na segunda oportunidade, nas proximidades da barragem de captação de água bruta, em uma perfuração de 152 metros de profundidade, foi encontrada uma vasão de 30 mil a 35 mil litros de água por hora. Embora análises preliminares indiquem a presença de ferrugem na água, mais nada que um filtro não resolvesse o problema. O filtro para o poço artesiano proveniente de Vitória está chegando e até os próximos dias com a introdução da bomba, o poço passará a ser a principal fonte de abastecimento de água potável para os moradores de São João do Sobrado.
Publicado em sexta-feira, 17 de novembro de 2023