A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Pinheiros promove, no próximo sábado (1º), a Campanha de Prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis/Aids (DST/Aids), com realização de testes rápidos de HIV. A ação irá acontecer nas unidades de saúde dos bairros Vila Nova e Galileia.
Além dos testes rápidos, uma equipe da pasta emitirá aconselhamentos sobre métodos de prevenção às DST. Os resultados dos exames saem na hora. O horário de atendimento será das 7 às 11 horas.
Caso o resultado do teste revele positivo, o paciente é orientado a fazer uma nova coleta de sangue e a refazer a avaliação para afastar a possibilidade de falso-positivo. Se o resultado apontado for confirmado no novo exame, o paciente é encaminhado para o Programa Municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids (IST/Aids).
O HIV positivo, então, é direcionado a um infectologista, de quem passa a receber acompanhamento. As medicações, os exames e os deslocamentos são disponibilizados gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde.
A coordenadora do Programa Municipal de IST/Aids, Monara Vieira, frisa a importância da detecção precoce da doença e fala a respeito da realidade atual da sobrevida de quem é acometido com HIV. “A detecção precoce é fundamental para uma boa qualidade de vida do infectado. Quanto mais cedo o diagnóstico, mais eficaz é o tratamento. A aids não é uma sentença de morte”.
A ação é inspirada no Dia Mundial de Luta Contra a Aids, que acontece em 1º de dezembro em todo o mundo e serve de incentivo à prevenção da doença.
Serviço
- Campanha de Prevenção às DST / Aids - testes rápidos de HIV;
- Locais: unidades de saúde do Vila Nova e Galileia;
- Data: sábado, 1º de dezembro;
- Horário: de 7 às 11 horas.
[caption id="attachment_11210" align="aligncenter" width="496"]
Publicado em terça-feira, 27 de novembro de 2018