Com o objetivo principal é motivar uma mudança cultural para que homens procurem atendimento médico e verifiquem sua condição de saúde com mais frequência, antes que doenças se manifestem de forma mais grave. Exames simples como testes para diabetes, hipertensão, aids e hepatite estão disponíveis na rede pública de saúde e podem identificar enfermidades ainda em estágios iniciais. Esse ano, a campanha chama a atenção para os malefícios do uso do tabaco, um dos principais responsáveis pelas mortes das pessoas em todo o mundo. A discussão do tema tem como objetivo alertar para a importância da adoção de hábitos saudáveis de maneira que o curso da vida não seja interrompido precocemente.
Esse foi o Agosto Azul da equipe ESF Galiléia. A cada ano, esse dia em como motivo principal motivar os homens a procurar atendimento médico e verificar sua condição de saúde, antes que as doenças se manifestem gravemente. Este ano, a campanha chamou a atenção paraa importância e necessidade dos exames de prevenção ao câncer de próstata e pênis, além das doenças sexualmente transmissíveis, dessa forma realizamos essa ação educativa em horário alternativo para atender a esse grupo que são homens acima de 40 anos. Foram realizados esse ano 114 atendimentos a esse grupo que inclui consulta médica e de enfermagem com exame preventivo de próstata e de pênis, teste rápido de HIV, sífilis, hepatite b ec. Verificação de pressão arterial e glicemia capilar e vacina.
A contribuição de profissionais cabeleireiros no corte de cabelo também foi um dos pontos principais da ação, além de lanche e sorteio de brindes para os pacientes.
Para a enfermeira e coordenadora da campanha, Jakselen,a noite muito proveitosa “pois um grande número de pacientes foi atendida e alcançamos nossos objetivos. A cada ano que realizamos a ação esse número vem aumentando, e isso é um importante aliado a saúde da nossa população, pois temos que desenvolver hábitos saudáveis de maneira que a saúde seja o primeiro plano na vida do cidadão”, finaliza.
[gallery link="file" ids="10524,10523,10522,10521"]
Publicado em quarta-feira, 05 de setembro de 2018