Prefeitura de Pinheiros sedia I Encontro de Produtores Café.

[caption id="attachment_667" align="aligncenter" width="553" caption="Os cafeicultores compareceram em grande número para aprimorar seus conhecimentos."][/caption]

Pinheiros – O Centro de Desenvolvimento Tecnológico do Café (CETCAF) em parceria com as prefeituras de Pinheiros, Boa Esperança, Montanha e Incaper, realizou essa semana no Lions Club de Pinheiros o Primeiro Encontro de Cafeicultores na região.

A data escolhida para realização do evento foi proposital porque precede a colheita do café, assim os palestrantes aproveitaram para repassar os procedimentos na hora da colheita e ampliar os conhecimentos dos produtores, que compareceram em peso, provando que o cafeicultor pinheirense está preocupado com a qualidade do seu produto. Segundo Frederico Daher, Superintendente do CETCAF e palestrante, o evento teve o objetivo de ajudar os produtores de café a gerir sua produção com melhor qualidade. “Esse evento é primordial para os produtores de café, estamos trazendo as informações mais atualizadas para que eles possam produzir um café com eficiência e utilizar o mercado no melhor momento possível, agregando assim, mais renda na sua atividade,” explicou o superintendente. O prefeito Antonio da Carlos Machado ressaltou a importância de apoiar os produtores rurais. “Precisamos valorizar o homem do campo e dar a ele as mesmas oportunidade que damos ao cidadão da cidade, então nada mais justo do que capacitar e aprimorar os conhecimentos do cafeicultor, uma vez que, Pinheiros tem a cafeicultura como uma das suas  atividade mais relevantes. Pensando nisso é sempre bom melhor a produção, agregando a ela qualidade e produtividade, exigências do mercado atual, ressalto do prefeito, que também destacou a participação dos municípios de Boa Esperança e Montanha. “Pinheiros foi contemplado para sediar esse encontro, mas não podemos esquecer dos cafeicultores dos municípios vizinhos, que também fizeram questão de comparecer no evento, mostrando que o extremo norte capixaba está cada vez mais preocupado em oferecer um produto de extrema qualidade”. [caption id="attachment_666" align="alignleft" width="300" caption="O secretário de Agricultura Valter José Matielo salientou a importância do evento para o cafeicultor."]
[/caption]
Para o Secretário de Agricultura de Pinheiros, Valter José Matielo, o apoio a eventos como esse é primordial para o agricultor pinheirense. “Os cafeicultores terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos para oferecer um produto de maior qualidade e assim atender as exigências do mercado, tudo isso vai contribuir decisivamente para aumento da produtividade e consequentemente da renda, fazendo desse evento extremamente importante para o cafeicultor de Pinheiros, Boa Esperança e Montanha”, pontua o secretário. O palestrante Onécimo Paste, Secretário Executivo do Centro do Comércio do Café de Vitória  (CCCV) destacou a participação dos município do norte na produção de café nacional. “As empresas do Espírito Santo responderam por mais de 20% da exportação de café no Brasil em 2011, contribuindo com a geração de quase 450 mil empregos e as perspectivas são muito boas para 2012 e o extremo-norte tem papel importante nesses números. Contudo o cafeicultor perde na qualidade do café por não saber a época correta de colher e as vezes o trabalho intenso de oito meses se perde em apenas um, por isso é importante capacitar  e orientar o cafeicultor.”, destaca o palestrante. Para o produtor de café Wilson Tótola o evento é de suma importância para os produtores da região. “Esse evento veio no momento oportuno para nós cafeicultores, porque a colheita está próxima e os palestrantes estão trazendo muitas informações importantes para os produtores, que muitas vezes são desinformados. Quando surge uma oportunidade de aumentarmos nosso conhecimento e abrir nossas mentes, não podemos deixar passar” salientou o cafeicultor Wilson Tótola. Os mais de 130 produtores participantes  aprenderam um pouco mais sobre: as Tendências do Mercado Conilon; Alternativas de Pós-colheita para Agregação de Valor ao Café; Cooperativismo: Solução viável na Produção de Cafés Especiais; Linhas de Crédito Rural para Cafeicultura e Legislação Trabalhista para Colheita de Café.

Publicado em sábado, 24 de março de 2012