O Hospital Municipal de Pinheiros voltou a bater o próprio recorde no número de atendimentos. Referência em saúde para vários municípios vizinhos, o Hospital atende uma população com mais de 30 mil habitantes.
Somente nos quatro primeiros meses deste ano, foram onze mil, setecentos e trinta atendimentos, entre 01 de Janeiro a 30 de abril, entre, consultas, internamentos e cirurgias eletivas.
Em relação a cirurgias eletivas, aquelas onde não apresentam risco eminente de morte, houve um aumento considerável.
Todas as Unidades do Município e da Zona Rural realizaram no mesmo período, quatorze mil e quatrocentos e nove atendimentos. Totalizando Três mil, seiscentos e setenta e nove a mais que o Hospital.
A Unidade de Saúde da Família Nova Galiléia foi a que realizou mais atendimentos, no mesmo período foram quatro mil, trezentos e quarenta e quatro atendimentos, seguida da Unidade do Bairro Jundiá que atendeu dois mil, quinhentos e vinte e nove pacientes.
A Unidade Sanitária do Programa Saúde da Família do Bairro Vila Nova ficou em terceiro, com Hum mil, novecentos e trinta e nove atendimentos.
A Unidade do Distrito de São João do Sobrado ficou em 6º lugar com Hum mil, Oitocentos e cinqüenta e um atendimentos, perdendo para a Unidade do Bairro Jardim Planalto que atendeu Hum mil, oitocentos e oitenta e sete pacientes.
Todas as Unidades de Saúde da Zona Rural e Zona Urbana juntamente com o Hospital, realizaram 27.139 atendimentos.
Esse número total é como se toda a população do município tivesse sido atendida durante quatro meses.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui uma população estimada em 26.863 pessoas.
Partos!
O Hospital de Pinheiros realizou um número considerável de partos entre o dia 01 a 30 de abril. Foram vinte e oito partos normais, e 41 cesarianas, totalizando 69.
Somente o Hospital, conta com 20 médicos, sendo que metade deles foram responsáveis por mais de 70% dos atendimentos, ou seja, realizaram mais de oito mil atendimentos neste período.
Hospital Roberto Silvares!
O Hospital Estadual Roberto Silvares em São Mateus, que é referência na região em casos de urgência e emergência e ainda atende pacientes do Sul da Bahia, realizou Hum mil e quinhentos atendimentos nos 10 primeiros dias de maio, enquanto o Hospital de Pinheiros atendeu Hum mil e cem pessoas.
Considerando o porte do Hospital, a sua localidade e demanda, o número de atendimentos realizados pelo Hospital de Pinheiros, é proporcionalmente superior ao Hospital Estadual.
Publicado em segunda-feira, 29 de maio de 2017