A 6ª Conferência Nacional das Cidades, com o tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e o lema “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas” acontecerá em Brasília (DF) nos dias 5 a 9 de junho de 2017. Para que isso ocorra, os estados estão realizando reuniões regionais para debater propostas e soluções voltadas à realidade local, com destaque para a discussão sobre a função social da cidade e da propriedade.
Pinheiros sediou a primeira reunião preparatória para a 6ª Conferência Nacional das Cidades promovida pela Sedurb e recebeu os municípios de Boa Esperança, Conceição da Barra, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Pedro Canário, Ponto Belo e São Mateus, nesta quinta feira, dia 14, no Lions Clube. A reunião contou com a participação de funcionários e de cinco prefeitos da região: Antônio Carlos Machado, de Pinheiros; Antônio Fioroti, de Pedro Canário; Murilo Coelho, de Ponto Belo, Romualdo Milanese, de Boa Esperança; e Osvaldo Fernandes, de Mucurici.
A equipe técnica da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), juntamente com o secretário de Estado da Sedurb, João Coser, apresentou e definiu a escolha do tema da Conferência que se baseia na importância de refletir sobre a cidade como um bem coletivo, e o lema, na importância de refletir sobre as desigualdades e o desafio de minimizar as diferenças de acesso a bens e serviços.
Segundo o prefeito Antonio da Emater, as conferências municipais são uma oportunidade para discutir o futuro que se deseja para as cidades. "As conferências vão nos dar condições de avançarmos na elaboração de políticas públicas, analisando as dificuldades, desafios e os avanços", afirmou.
Os prefeitos Romualdo Milanese e Antônio Fioroti ressaltaram que os desafios das cidades são muitos. Mas elogiaram o formato da conferência. Segundo Romualdo, por esse modelo a sociedade é ouvida e resultados positivos já foram alcançados. "Os municípios têm suas prioridades e precisam ser ouvidos", destacou Fioroti.
Publicado em sexta-feira, 15 de janeiro de 2016