Na manhã desta segunda, dia 11, os cinco novos conselheiros eleitos para o mandato 2016/2020 do Conselho Tutelar de Pinheiros tomarão posse na sede do Conselho Tutelar, localizada na praça Cristiano Dias Lopes. A posse foi aberta ao público e prestigiada pela presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente, Cleiber Ribeiro Santana, a Assistente Social, Cláudia Pessin, o presidente da Câmara dos Vereadores, Alberione Maia, o vereador e ex-Secretário de Assistência Social, Edilson Monteiro e o prefeito Antonio da Emater.
Os conselheiros foram escolhidos por voto direto em eleição realizada no dia 4 de outubro de 2015. Os Conselheiros são Elza Rosa Guimarães, Ivanete da Silva Pereira, Izabel Silva Oliveira, Núbia Maria Manzoli Giacomin e Vilma Pinto Paiva Gonçalves. Dos titulares, 2 foram reeleitos e 3 assumem pela primeira vez a responsabilidade na proteção ao menor de idade em situação de risco.
Segundo Cleiber, o Conselho tem o papel de intermediação e também de buscar soluções junto ao poder público para melhorar o processo de fiscalização nas questões de discriminação e abandono de crianças. “A posse aos candidatos eleitos é última etapa do processo que o Conselho cumpre. Os conselheiros foram eleitos pela comunidade e isto é muito importante, porque eles trabalham pela população”, explicou Cleiber.
Edilson Monteiro lembrou que a Prefeitura, ao longo do tempo, vem se qualificando, com medidas de acolhimento e proteção da infância e melhorando a infraestrutura do Conselho Tutelar de Pinheiros. “As condições de trabalho melhorou muito. Falo de estrutura, remuneração e suporte. Todo inicio é de aprendizagem, mas a equipe é boa e tenho certeza que o trabalho será realizado com toda a atenção necessária para o acolhimento e proteção das crianças e adolescentes”, disse.
A Assistente Social Cláudia Pessin, lembrou a todos presentes que a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, aconteceu dentro das normas previstas pela legislação num trabalho conjunto entre os poderes judiciário e o executivo, numa condução do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, através de uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e se pôs a disposição para o trabalho que será realizado pelos conselheiros. Cláudia destacou também o papel importante do Conselho na defesa dos direitos das crianças e adolescentes. “A tarefa que cabe aos conselheiros é árdua, na defesa intransigente dos direitos de nossas crianças. É uma tarefa que tem que ser cumprida com firmeza, mas com diálogo”, disse.
O prefeito Antonio da Emater deu posse ao novo Conselho Tutelar da cidade e salientou a importância do órgão em prol de garantir os direitos das crianças e jovens e recebeu do novo colegiado o agradecimento pela dedicação em atender e priorizar este serviço no município. “É nosso dever cuidar das nossas crianças, pois eles são o futuro. É essencial trabalharmos para garantir que os nossos jovens pinheirenses estejam em segurança, longe de caminhos tortuosos para que tenham uma vida feliz”, afirmou o chefe do Executivo, durante a cerimônia de posse.
Publicado em segunda-feira, 11 de janeiro de 2016