Aconteceu no último dia 24, no Lions Clube, o Fomenta Pinheiros/ES, um evento promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), por meio da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE).
O programa visa ampliar a participação das micro e pequenas empresas nas compras públicas, fortalecendo a economia local através de palestras e oficinas, promovendo a aproximação entre os pequenos empreendedores e os grandes compradores da administração pública, além de capacitar os gestores municipais, uma troca na qual o resultado é o crescimento de todos. Para Silvia Damasceno Machado, coordenadora da AMDE, este evento é uma oportunidade de reunir todos os Municípios do Norte do Estado através do Consórcio ProdNorte. “Com esse evento há a possibilidade de sensibilizar a conscientização das compras de produtos dos pequenos negócios dos Municípios. É fundamental a participação dos microempreendedores para participarem das palestras, oficinas, e assuntos que foram abordados no Fomenta Pinheiros”. Um dos objetivos principais do programa é reforçar a importância de se adquirir produtos das pequenas empresas dos próprios Municípios. “Isso gera desenvolvimento de renda, de emprego na economia local, e é isso mesmo que buscamos nesse momento de instabilidade economica nacional. Vamos continuar nos unindo em prol da nossa região para conscientizar à população a valorizar os microempreendedores locais”, salientou Silvia.
[gallery columns="4" ids="5846,5850,5847,5849"]De acordo com o consultor do Sebrae/MS, médico veterinário, e membro do programa SIMPAF – Fortalecendo a Agricultura Familiar através do certificado de qualidade do município de Maracajú/MS, Rodrigo Olegari, boa parte dos alimentos que vão à mesa nas cidades é produzido pela agricultura familiar, mas infelizmente isso não é muito divulgado. “Hoje temos 4,3 milhões de unidades produtivas de Agricultura Familiar para abastecer as famílias, e ainda buscar o crescimento dessas unidades. Cerca de 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil está ligado à Agricultura Familiar, então por aí dá pra se medir a importancia que devemos dar à informações como essa”.
Gabriela Penêdo, analista de políticas públicas do Sebrae/ES, ressalta que o Fomenta incentiva o aumento das compras públicas pelos pequenos negocios. “Interiorizar o fomenta quer dizer promover a valorização dos microempreendedores dos Municípios, assim como é feito nos grandes centros, e quando valorizamos o pequeno empreendedor, nós fortalecemos a economia local”.
Durante o evento aconteceram palestras, licitações, e oficinas desenvolvidas pela consultoria do Sebrae/ES.
Publicado em quarta-feira, 30 de setembro de 2015