Como já era previsto a 5ª Feira de Jovens empreendedores, realizada pela prefeitura de Pinheiros por meio da AMDE (Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico), contou mais uma vez com a participação maciça dos pinheirenses. Mesmo com o tempo chuvoso os alunos, familiares e visitantes não desanimaram em participar do evento e divulgar os produtos desenvolvidos pela classe estudantil.
[caption id="attachment_380" align="aligncenter" width="600" caption="As apresentações das escolas e grupos de danças marcaram as novidades da 5ª edição da Feira."][/caption]
O programa tem como objetivo disseminar a cultura empreendedora entre os jovens. A disciplina de empreendedorismo visa despertar na população escolar a iniciativa na busca de possibilidades de inserção no mercado de trabalho por meio da criação de seu próprio negócio, e dar oportunidade aos alunos para que possam expor e vender os produtos fabricados durante o ano letivo.
[caption id="attachment_373" align="aligncenter" width="600" caption="E o público limpou as bancas adquirindo os produtos."][/caption]
Segundo o prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, a inovação do projeto está em dar credibilidade às crianças. “A cada dia que passa vemos um enorme avanço na Feira e nos produtos, tudo isso graças a visão empreendedora das nossas crianças, que se comportam como verdadeiroos donos de empresas. Tenho orgulho de apoiar um projeto como esse e de acreditar no potencial dos alunos pinheirenses”, destaca Antonio da Emater.
[caption id="attachment_375" align="aligncenter" width="600" caption="Mais uma vez a criatividade esteve em alta na confecção dos produtos comercializados."][/caption]
A Feira de Jovens Empreendedores já se tornou tradição no município e no estado, e a maior prova é que todas as escolas aderiram com afinco ao projeto e também a participação de autoridades de outros municípios para conhecerem o projeto.
Uma equipe, formada por funcionários da prefeitura de Vila Velha, também veio conhecer a Feira de Jovens Empreendedores de Pinheiros, com o objetivo de buscar conhecimento e saber como funciona o projeto, para posteriormente ser implantada em sua cidade. “Fico feliz em participar desta Feira. As crianças, as famílias e toda a comissão organizadora estão de parabéns. Eu já tinha ouvido falar da Feira de Jovens Empreendedores de Pinheiros, mas preferi conhecer de perto este projeto, pois pretendo juntamente com minha equipe, implantá-lo em Vila Velha. Esta Feira traz oportunidades para as crianças e as famílias, e é uma forma de valorizar os trabalhos dos alunos e motivá-los a irem à escola. Se o projeto é bom, por que não copiar?”, indagou Emerson Mayer.
Para a coordenadora da AMDE, Silvia Damasceno, a Feira aumenta a auto-estima dos alunos e é preciso ensiná-los a lutar por seus sonhos e mostrar que para crescer na vida profissional é preciso ser ousado e superar limites. “O ensino fundamental hoje não pode mais limitar-se a alfabetizar e dar formação básica. É preciso preocupar-se com a preparação do aluno para enfrentar os desafios futuros do mercado de trabalho, usando recursos lúdicos como ferramenta de envolvimento e fixação de conceitos. Os cursos geram interesse sobre o mundo dos negócios, ensinando aos alunos como dar os primeiros passos rumo ao sucesso em sua vida profissional futura”, explicou Silvia Damasceno.
As escolas participantes puderam expor e vender os produtos fabricados pelos alunos durante o ano. Bolos, cachorro quente, bombons, pipoca, algodão-doce, canjica, torta e refresco, foram algumas entre tantas delicias que estiveram à disposição dos participantes da Feira, além dos produtos de limpeza, gibis, brinquedos e outras invenções que os alunos desenvolveram nas escolas para vender.
Os participantes ainda contaram com apresentações de ginástica rítmica, aeróbica, dança de rua, hip-hop e diversas atrações. A novidade desse ano ficou por conta do show de calouros, que contou com premiações e muita cantoria. O grande vencedor do concurso foi Salomão Silva, de apenas 9 anos. A dupla Diego e Rubiano fechou a 5ª Feira Jovens Empreendedores com chave de ouro.
Publicado em quarta-feira, 14 de dezembro de 2011