Depois de quatorze anos convivendo com o forte mau cheiro, excesso de mosquito, lixo, mato, urubus e muita lama os moradores dos bairros Nova Galiléia, Jardim Planalto e Santo Antônio estão comemorando a desativação da Estação de Tratamento de Esgoto-E.T.E. (Penicão, este foi o nome dado pelos moradores ao local devido o excesso de lixo e mau cheiro que exalava.
Há quinze dias que a prefeitura de Pinheiros montou uma força tarefa com profissionais e empresas altamente qualificadas para que de forma criteriosa pudesse dar um destino correto ao esgoto e lixo que era jogado no Penicão e, depois desativá-lo sem prejudicar os moradores.
O trabalho foi feito com muita cautela, pois se trata de material poluente e que precisou ser retirado aos poucos para evitar transtornos à população e durante este processo, produtos biológicos foram incluídos para contribuir com a redução dos agentes contaminantes.
Toda a lama existente foi drenada e retirada por uma empresa especializada que deu um destino final correto ao lodo, sendo assim, respeitando o que estabelece o Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) e a lei ambiental.
Aproximadamente 15 máquinas, entre retro escavadeiras, patrol, basculante, caminhões, carros pipa e sugadores foram utilizados na operação “ Adeus penicão” e, cerca de 30 funcionários participaram ativamente dos trabalhos de desativação.
O prefeito Antonio da Emater comemorou o fim do Penicão e falou da importância deste marco histórico no município, “ Estou muito feliz em proporcionar mais qualidade de vida aos moradores destes bairros que tanto sofreram com este penicão, esta desativação representa muito mais que uma obra, representa o fim de um sofrimento que durou quase 15 anos. Não moro aqui, contudo, sei o quanto este povo sofreu, pois estive visitando vários moradores durante a última campanha eleitoral e, todos eram unânimes em pedir somente uma coisa, o fim deste tormento e, graças a Deus, conseguir cumprir mais uma promessa de campanha”, destacou.
Antonio disse ainda que esta obra é muito mais que uma promessa de campanha, “é proteger os moradores de várias doenças contagiosas provenientes deste local, é oferecer mais qualidade de vida e dignidade humana aos Pinheirenses”, acrescentou.
Quem também comemorou muito com o fim do Penicão foi a comerciante do Bairro, Maria Pereira Silva, 42 anos, que mora enfrente o local e que foi obrigada a fechar uma sorveteria devido o excesso de lixo, mau cheiro e a grande quantidade de urubus que ficavam no local, “a nossa vida irá melhorar muito, principalmente na questão da saúde. O mal cheiro e a quantidade de mosquitos e urubus nos incomodavam muito, inclusive fui obrigada a fechar a minha sorveteria devido o mau cheiro, pois os clientes não tinha estomago para tomar um sorvete meio ao lixo e mosquitos, agora com o fim do Pinicão irei reabrir a sorveteria e inaugurar uma lanchonete, vou soltar muitos foguetes para comemorar o fim de um sofrimento”, comemorou e garantiu a comerciante.
Outra pessoa que não esconde a felicidade é o senhor José Pereira da Silva, 58 anos, aposentado e morador a menos de 100 metros do Penicão, “ com o fim deste sofrimento irá junto o mau cheiro, mosquitos, urubus, lama, sujeira e todo tipo de insetos. Moro há 20 anos neste bairro e há 14 anos que esperei por este momento, pois sofri juntamente com minha família todo este tempo, nunca tivemos sossego, até para se alimentar era complicado. Graças a Prefeitura que iremos ter uma rede de esgoto decente e, espero que a população faça a parte dela não jogando lixo na rua”, ressaltou e comemorou.
Para a pensionista Ednalva Procópio Pessoa, 61 anos, o fim do Penicão representa o fim de um tormento e mais qualidade de vida, “ mudei para este bairro há três anos por necessidade e, acreditei que o próximo prefeito iria realizar nosso sonho, por esse motivo tive que aturar o mau cheiro, suportar o excesso de lixo, mato e, conviver em meio aos mosquitos, urubus e todo tipo de insetos que existem no local, mas graças a Deus que a prefeitura de Pinheiros se sensibilizou com a nossa situação e acabou com todo o sofrimento, agora é somente alegria e vitória para nós moradores”, emocionou-se.
COMEMORAÇÃO!
Para comemorar o fim do Penicão, a prefeitura juntamente com os moradores realizaram uma grandiosa festa de confraternização na manhã deste sábado, dia 05/10, para moradores, crianças e funcionários que trabalham na força tarefa de desativação do penicão, com uma vasta programação, entre elas, festival de pipoca e picolé, e aferição de pressão arterial entre outras atrações.
[caption id="attachment_2551" align="aligncenter" width="650"] "Penicão" antes da desativação.[/caption]
[caption id="attachment_2552" align="aligncenter" width="650"]
Esgoto a céu aberto que tanto incomodava os moradores.[/caption]
[caption id="attachment_2553" align="aligncenter" width="650"]
Um forte mau cheiro era exalado devido a grande quantidade de lôdo.[/caption]
[caption id="attachment_2554" align="aligncenter" width="650"]
Maria Pereira Silva, mora enfrente ao local “a nossa vida irá melhorar muito, principalmente na questão da saúde" comemorou e garantiu a comerciante.[/caption]
[caption id="attachment_2555" align="aligncenter" width="650"]
José Pereira da Silva, 58 anos, aposentado e morador a menos de 100 metros do Pinicão, “ com o fim deste sofrimento irá junto o mau cheiro, mosquitos, urubus, lama, sujeira e todo tipo de insetos. Moro há 20 anos neste bairro e há 14 anos que esperei por este momento, pois sofri juntamente com minha família todo este tempo, nunca tivemos sossego, até para se alimentar era complicado".[/caption]
[caption id="attachment_2556" align="aligncenter" width="650"]
"Penicão" depois da desativação[/caption]
Publicado em segunda-feira, 07 de outubro de 2013