O Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Seama), realizou nesta quinta e sexta-feira (26 e 27) encontros de mobilização com produtores rurais do município de Pinheiros sobre o Programa Reflorestar.
O objetivo principal do Programa Reflorestar é manter, recuperar e ampliar a cobertura vegetal, com geração de oportunidades e de renda para o produtor rural por meio da adoção de práticas de uso amigável do solo, visando a disponibilidade de água, a conservação do solo e a biodiversidade. A idéia é criar estímulos para que sejam adotados novos sistemas produtivos e alternativas econômicos sustentáveis.
“Com essas ações, mostramos que é possível recuperar a cobertura florestal gerando renda para o produtor rural, montamos sistemas de agroflorestas, que conciliam espécies arbóreas com agronômicas. Essa experiência positiva incentivará outros produtores rurais a fazerem o mesmo”, avaliou Marcos Sossai, Gerente do Programa Reflorestar e Engenheiro Florestal do Iema.
Nos encontros, são apresentadas as seis modalidades do mecanismo de Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) reconhecidas pelo Estado: floresta em pé, floresta manejada, regeneração natural, recuperação por plantio, sistemas agloflorestais e sistemas silvipastoris.
Os interessados em participar do programa podem se cadastrar pelo site do Seama (http://www.meioambiente.es.gov.br/), na Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, no INCAPER ou no IDAF.
[caption id="attachment_2527" align="aligncenter" width="585"] O Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Fabiano Martins, ressaltou a importância de aumentar a cobertura vegetal em Pinheiros[/caption]
[caption id="attachment_2528" align="aligncenter" width="585"]
O gerente do programa Reflorestar, Marcos Sossai, se reuniu com produtores rurais em uma reunião na Comunidade Santa Rita e outra em Pinheiros.[/caption]
Publicado em segunda-feira, 30 de setembro de 2013