O prefeito Antonio da Emater se reuniu na manhã desta terça feira com o comandante da 2ª Companhia do Corpo de Bombeiros de Nova Venécia, Tenente Coronel André, na Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico (AMDE) para discutir a implantação da defesa civil no municipio em parceria com o corpo de bombeiros do Estado do Espirito Santo.
O encontro contou ainda com a participação do ex vice prefeito João Bayer, Coordenadora da Agência Municipal de Desenvolvimento Silvia Machado, secretário Municipal de Administração e Finanças Arlindo Lopes, secretário Municipal Marcelo Gonçalves, secretária Municipal de Assistência Social Ana Maria Galetti, entre outras autoridades.
Na ocasião o comandante explicou a importância do órgão no município, sua finalidade, como será funcionamento, e como será a participação do município na implantação do órgão municipal. De acordo com o Tenente Coronel, o objetivo do primeiro encontro é repassar as informações da necessidade de estruturar um órgão municipal da defesa civil, e também disponibilizar apoio para que esta estruturação se torne realidade.
O comandante ressaltou a importância da implantação da Defesa Civil no município, “é de suma importância por vários aspectos, primeiramente fortalecer a cultura de prevenção em relação aos desastres naturais, principalmente a de inundações e estiagens, fazendo com que a população esteja mais preparada para absorver os impactos destes desastres, diminuindo os danos humanos e materiais, por outro lado propicia maiores meios para que o município consiga captar recursos para ações de mitigação destes desastres, como por exemplo, assistência humanitária e obras de engenharia”, destacou o comandante.
O Tenente Coronel lembrou que a ideia de implantação da Defesa Civil no município surgiu durante um curso de capacitação realizado em Nova Venécia em que abordava questões de riscos geológicos e estruturais, “conversando informalmente com um funcionário do município, fui convidado para repassar algumas informações sobre o tema defesa civil e os procedimentos para a criação e efetivação do órgão municipal”, pontuou.
Finalizando o comandante Ressaltou que o encontro foi de grande valia principalmente pelo interesse do prefeito Antonio da Emater, em instalar o órgão municipal, além da grande presença dos secretários, vereadores e membros da comunidade que entenderam a importância desta criação.
O comandante destacou ainda que cabe ao município a primeira resposta em momentos de desastres naturais, entretanto, o mais importante são as ações de prevenção e preparação, e ai surge à necessidade de estreitar a relação entre as comunidades instaladas em áreas de riscos e a estrutura do poder executivo municipal para se criar uma cultura prevencionista e assim, trabalharmos em consonância com a doutrina nacional de defesa civil. Entendendo que assim o poder público poderá propiciar um ambiente mais seguro aos seus munícipes.
O prefeito Antonio da Emater disse que a prefeitura está de portas abertas para implantação da defesa civil municipal, “tudo que é para beneficiar e proteger a população, não mediremos esforços, somente quem já passou por circunstancias aterrorizantes, como desabamentos, excesso de chuvas e também a falta dela, somente quem perderam suas casas, sabe o quanto é triste, e principalmente a falta de órgãos de proteção, daremos todo o suporte necessário para implantação deste da defesa civil no municipio”, garantiu o prefeito.
[caption id="attachment_2058" align="aligncenter" width="640"]
O Tenente Coronel André, comandante do Corpo de Bombeiros de Nova Venécia apresentou como será o funcionamento da Defesa Civil Municipal e a participação do municipio.[/caption]
[caption id="attachment_2059" align="aligncenter" width="640"]
Prefeito Antonio da Emater, ex vice prefeito João Bayer, secretários Municipal e autoridades presentes ouviram atentamente o Tenente Coronel André[/caption]
[caption id="attachment_2060" align="aligncenter" width="640"]
O Coronel Tenente explicou a competência de cada órgão de proteção as familias atingidas por desastres naturais[/caption]
[caption id="attachment_2061" align="aligncenter" width="640"]
Os participantes aprovaram a implantação da defesa civil municipal[/caption]
Publicado em quarta-feira, 08 de maio de 2013