Mutirão para emissão da nova Carteira de Identidade tem vagas esgotadas em tempo recorde

- Em menos de quatro horas, todas as 500 vagas disponibilizadas para o mutirão de emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) foram preenchidas durante a fase de agendamento, realizada nesta sexta-feira (23), na Casa do Cidadão. A procura superou as expectativas e evidenciou a forte adesão da população pinheirense à iniciativa.

- Com os agendamentos concluídos, os cidadãos inscritos devem agora se preparar para o atendimento, que irá acontecer nos dias 30 e 31, das 8 às 12 horas, no Lions Clube de Pinheiros. A organização planeja o atendimento de 100 pessoas por hora, estratégia adotada para garantir fluidez, organização e agilidade durante todo o mutirão.

- A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Pinheiros e o Governo do Estado, por meio do Instituto de Identificação da Polícia Científica do Espírito Santo (PCIES).

- As vagas para o mutirão esgotaram, mas o atendimento regular continua. Para solicitar a emissão da CIN em expediente normal basta comparecer à Casa do Cidadão de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13 às 16h30.

Documentos necessários e orientações gerais para a emissão da CIN

- Nos dias 30 e 31, o cidadão devidamente agendado deverá apresentar original e cópia de todos os documentos, condição indispensável para a emissão da nova identidade.

1) Foto 3x4

· Foto recente, tirada há no máximo seis meses;

· Não é permitido sorrir;

· Cabelos longos não podem cobrir ou projetar sombra sobre o rosto;

· Fundo branco e vestimenta escura.

2) Certidão de Nascimento ou de Casamento

· Certidão de Nascimento (para solteiros) ou Certidão de Casamento (para casados no civil);

· Para quem vive em união estável (viver junto, sem casamento), basta apresentar a Certidão de Nascimento;

· O documento deve estar em bom estado de conservação. Certidões ilegíveis, rasgadas ou com partes faltantes não serão aceitas;

· Divorciados ou viúvos devem apresentar a Certidão de Casamento atualizada, com a devida averbação do divórcio ou do óbito do cônjuge. A apresentação apenas da sentença de divórcio ou da certidão de óbito não será aceita.

3) Comprovante de residência

· Serão aceitos exclusivamente comprovantes com endereço no município de Pinheiros.

4) Comprovante de pagamento de taxa (quando houver)

· A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita;

· A taxa é cobrada apenas nos casos de solicitação da segunda via, quando o cidadão já tiver emitido anteriormente a CIN;

· Pessoas com renda inferior a três salários mínimos ou desempregadas têm direito à isenção, mediante preenchimento de declaração específica, que deverá ser impressa e apresentada no momento da triagem.

5) Inclusão de outros documentos na nova CIN

· É facultativa a inclusão dos números do CPF, Cartão do SUS, Carteira de Trabalho ou CNH;

· Caso o cidadão opte pela inclusão, os respectivos documentos também deverão ser apresentados em original e cópia.

- A orientação é que todos os agendados cheguem com antecedência e com a documentação completa, evitando contratempos e contribuindo para o bom andamento do mutirão.

Publicado em sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

Atualizado em sexta-feira, 23 de janeiro de 2026

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Pinheiros é Segunda a Sexta 07:00 às 11:30 e 13:00 ás 16:30

Fale Conosco

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR OS TELEFONEs E ENDEREÇOS
E-mail: [email protected]
(Não permitido para envio de publicidade, propagandas e oferecimento de produtos e serviços, inclusive cursos)

Endereço

Av. Agenor Luís Heringer, 231, Pinheiros – ES, cep.: 29980-000

CNPJ : 27.174.085/0001-80