A meta é vacinar 3.500 animais contra a raiva.
O Dia D da Campanha de Vacinação contra Raiva Animal deste ano (em data a ser definida pela SESA), terá 11 pontos que serão espalhados na sede do município e interior, sendo 01 em São João do Sobrado , que funcionarão das 08 às 16 horas, mobilizando mais de 50 profissionais de saúde. (Veja os locais abaixo) . A campanha será organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Ambiental . Segundo o Coordenador da Vigilância Ambiental, Sérgio Franco, a vacina é destinada apenas para cães e gatos em bom estado de saúde, a partir de três meses e não tem contra-indicação.
A Raiva
A raiva é uma doença infecciosa aguda, de etiologia viral, transmitida ao homem por meio da mordedura, arranhadura, lambedura de mucosas ou pele lesionada por animais raivosos, provocando uma encefalite viral aguda. A transmissão ocorre quando o vírus rábico existente na saliva do animal infectado penetra no organismo
O que fazer em caso de mordida
Ao ser agredida por um animal, a pessoa deve lavar imediatamente o ferimento com água e sabão e procurar com urgência o posto de saúde mais próximo.
Segundo ainda, o Coordenador, a campanha deverá se estender mesmo depois do Dia D, na Secretaria de Saúde e na zona rural, para vacinar os animais cujo locais são de difícil acesso e cumprir a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.
Para maiores informações procurar a Vigilância Ambiental do município, que fica localizada no prédio da Secretaria Municipal de Saúde, no bairro Santo Antônio.
Publicado em sexta-feira, 17 de agosto de 2018