Prefeitura se reúne com representantes dos Estudantes Universitários e estabelece regras para utilização do transporte gratuito

MATÉRIA E FOTO: JUSCIMAR PEREIRA

"O prefeito Arnóbio reafirmou o compromisso da administração em garantir o transporte 100% gratuito para estudantes".

"Proposta é buscar soluções em conjunto para atender a demanda dos estudantes".

[caption id="attachment_9091" align="alignleft" width="250"] " Proposta é buscar soluções em conjunto para atender a demanda dos estudantes".[/caption]

A comissão da prefeitura criada para resolver a questão do transporte Universitário gratuito se reuniu essa semana na Secretaria Municipal de Administração e Finanças para estabelecer regras sobre o uso dos ônibus adquiridos pela prefeitura.

Estiveram participando da reunião o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Val Andrade, Controlador Geral da Prefeitura, Éric Silvestre, Presidente da Associação de Universitários de Pinheiros, Gleice Mara de Oliveira Souza, Tesoureiro da Associação, Valdinei Alves de Pinas, Assessor da Procuradoria Jurídica, Leonardo Teixeira, o vereador e Presidente da Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, Edvan Alves e o Vereador Marcelo de Efilintro.

Durante o encontro foram apresentadas aos representantes da Associação algumas idéias para juntos solucionar a questão do transporte Universitário.

O secretário de Administração e Finanças, Val Andrade, reafirmou o compromisso do prefeito Arnóbio em garantir o transporte 100% gratuito.

“Sempre que estou reunido com o prefeito Arnóbio ele comenta sobre esse feito e da alegria em poder oferecer o transporte gratuito aos estudantes de Pinheiros, segundo o prefeito, existem vários casos de estudantes que deixaram de estudar devido às dificuldades em custear as despesas com transporte, inclusive, estudantes bolsistas”, destacou o secretário.

O secretário informou que o município irá disponibilizar os cinco ônibus adquiridos recentemente pela prefeitura e mais dois micro ônibus. Outra excelente noticia passada por Val Andrade, é que as despesas com motoristas ficarão na responsabilidade da prefeitura.

Ainda ficou definido que a Associação juntamente com a Procuradoria Jurídica da Prefeitura irão elaborar um contrato de concessão de uso do transporte, estabelecendo os direitos e obrigações dos estudantes.

Entre as decisões definidas pela comissão, foram estabelecidas também que o transporte é exclusivo para os estudantes residentes no municipio, desde que comprove ser morador de Pinheiros e está em dias com suas obrigações eleitorais.

O estudante terá que comprovar que está regularmente matriculado na sua instituição de ensino e comprovar frequencia regular trimestralmente, para continuar fazendo jus ao uso do transporte gratuito.

Val Andrade destacou ainda que para evitar o uso irregular do transporte por pessoas não autorizadas, a prefeitura irá cadastrar todos os estudantes e emitir uma carteira de identificação para os que estiverem legalmente matriculados e com contrato de concessão de uso assinado.

As afirmações são unânimes quando o assunto é a importância do transporte gratuito oferecido pela Prefeitura para universitários de Pinheiros, que estudam em faculdades de cidades vizinhas. Essa iniciativa da Prefeitura de Pinheiros foi essencial para incentivar vários estudantes, entre elas, a Universitária do 2º Período Enfermagem Rayana de Souza, aluna da Faculdade Vale do Cricaré em São Mateus.

“O custo com transporte é muito elevado e prejudica quem deseja cursar uma Faculdade, além da mensalidade, material, lanches e livros, temos que arcar com as despesas com o transporte que acaba inviabilizando de estudarmos fora de Pinheiros. A prefeitura está de parabéns por esta iniciativa”, enfatizou a Universitária.

A presidente da Associação dos Universitários de Pinheiros, Gleice Mara de Oliveira Souza, destacou a importancia do transporte Universitário gratuito e o que vai mudar na vida dos estudantes daqui pra frente e afirmou que está sendo uma grande vitória para todos.

“Acredito que o transporte gratuito para os alunos é um fator gerador de oportunidades para aqueles que recebem um salário mínimo ou têm renda familiar baixa. É uma vitória para aqueles que também não têm condições de custear mensalmente o valor que, anteriormente, em um dos municípios já atingiu aproximadamente a quantia de R$300,00.”, salientou a presidente.

“Gleice Mara disse ainda que Pinheiros é um exemplo na região quando o assunto é apoiar os estudantes que buscam uma oportunidade de se qualificar para o mercado de trabalho.

“Olhando as várias regiões ao redor e ter conhecimento que nosso município tem sido exemplar no sentido de "ceder" esses ônibus, gerando economia para todos os universitários é saber que conseguimos conquistar nosso objetivo, com muito esforço, trabalho e persistência. Afinal, na história da cidade, jamais se viu ou ouviu falar que anteriormente ocorrera isso”, pontuou a Presidente da Associação de Universitários.

Continuando, a presidente enfatizou que ao oferecer transporte gratuito aos estudantes, a administração está demonstrando um zelo com a coisa pública.

“Portanto, é possível dizer que esses veículos e essa gratuidade representam a importância e o zelo que toda administração pública deve dar àqueles que buscam se realizar profissionalmente. E claro que isso muda tudo, afinal, gera um alívio financeiro para todos que, agora poderão investir o mínimo recurso que recebem em outros meios pessoais”, salientou.

Finalizando, a presidente informou que a Associação já está elaborando um novo contrato para se adequar de acordo o que foi definido com a comissão, e que posteriormente serão divulgados em redes sociais e demais meios de comunicação informando aos interessados a quem procurar para assinar o contrato.

Publicado em sexta-feira, 26 de janeiro de 2018