Prefeitura de Pinheiros alerta sobre novas regras para concessão de alvará de funcionamento

MATÉRIA - JUSCIMAR PEREIRA [caption id="attachment_8923" align="alignleft" width="250"] " De acordo com a lei, o interessado deverá obedecer algumas regras para receber o alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura".[/caption]

A prefeitura de Pinheiros alerta todos os comerciantes que deseja renovar ou solicitar um Álvara de Funcionamento para ficarem atentos as novas regras da lei “KISS”, de nº 13.425/2017, de autoria do Governo Federal, que estabelece diretrizes gerais sobre medidas de prevenção e combate a incêndio e a desastres em estabelecimentos, edificações e áreas de reunião de público.

A referida lei altera as leis nºs 8.078, de 11 de setembro de 1990, e 10.406, de 10 de janeiro de 2002 – Código Civil; e dá outras providências.

De acordo com a lei, o interessado deverá obedecer algumas regras para receber o alvará de funcionamento emitido pela Prefeitura.

Segundo explicou o responsável pelo Setor de Tributação da Prefeitura de Pinheiros, Abdias Santana, o comerciante deverá acessar o site do corpo de bombeiros para solicitar uma vistoria nas dependências do estabelecimento comercial.

“Somente após as emissões dos alvarás emitidos pelo Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária, o comerciante poderá comparecer ao Setor de Tributação da Prefeitura e solicitar o Álvara de Funcionamento”, destacou Abdias Santana.

Abdias reforçou ainda que o comerciante que não obedecer essas regras,não irá receber o alvará de funcionamento.

“Se não houver a apresentação desses documentos, o proprietário do empreendimento não receberá o alvará de funcionamento, e quem exercer as atividades de forma ilegal, responderá civilmente, criminalmente e administrativamente ,caso ocorra algum acidente ou fato do mesmo gênero”, enfatizou Abdias Santana.

Abdias ressaltou ainda que quaisquer dúvidas em relação a emissão do alvará do corpo de bombeiros poderá ser sanada por meio do site https://cb.es.gov.br/ ou pelos telefones (27) 3752 4752 ou (27)3752 4751 e também juntamente com seus respectivos contadores.

Abdias pontuou que de acordo com a referida lei, o Micro Empreendedor Individual (MEI) está isento do pagamento da taxa de vistoria.

O que é a lei KISS?

Criada para evitar tragédias como a da Boate Kiss, em Santa Maria (RS), que deixou 242 mortos em 2013, a Lei 13.425/2017, que define normas mais rígidas sobre segurança, prevenção e proteção contra incêndios em estabelecimentos de reunião de público.

Publicado em terça-feira, 09 de janeiro de 2018