Placas do Brasil em Pinheiros oferece 60 vagas de empregos

MATÉRIA E FOTOS- JUSCIMAR PEREIRA [caption id="attachment_8916" align="alignleft" width="250"] " Entrada principal da Empresa Placas do Brasil. A Placas do Brasil S.A. consiste em uma indústria de fabricação de placas de fibra de madeira de média densidade e fica situada nas margens da Rodovia BR 101 Norte, Km 19 – Zona Rural – (Entre Pinheiros/ES e Pedro Canário/ES)[/caption]

Uma boa noticia para quem busca uma vaga de emprego. A Placas do Brasil deu inicio ao recrutamento de currículos para compor o banco de cadastro para profissionais interessados em participar do seu processo seletivo de operadores.

Os candidatos selecionados passarão por entrevistas e testes, e os aprovados farão um treinamento especifico de Produção em Fabricação de MDF, a ser ministrado pela própria empresa.

O objetivo da capacitação é preparar os profissionais para desenvolver capacidade técnicas e operar máquinas e equipamentos para fabricação de MDF. A partir do treinamento, os operadores estarão aptos a seguir o planejamento das atividades de produção de acordo com as normas e procedimentos técnicos de qualidade, segurança, higiene, saúde e meio ambiente.

Para participar do processo seletivo, é preciso ter nível técnico reconhecido pelo MEC, com carga horária de 800 a 1200 horas, nas disciplinas de mecânica, Elétrica, Automação, Instrumentação, Química e ou correlatos, concluídos até dezembro de 2017.

Ao todos, serão oferecias 60 vagas, e a previsão é de que as contratações comecem a ocorrer a partir de fevereiro de 2018. As inscrições podem ser feitas no site da Placas do Brasil (www.placasdobrasil.com.br), no cargo correspondente, até 10 de janeiro de 2018.

Quem é a Placas do Brasil?

A Placas do Brasil S.A. consiste em uma indústria de fabricação de placas de fibra de madeira de média densidade, Medium-Density Fiberboard - MDF, a ser implantada no Município de Pinheiros, Estado do Espírito Santo. A empresa contará com tecnologia de ponta e produzirá chapas de altíssima qualidade a partir de floresta plantada de eucalipto.

O objetivo é atender a demanda de MDF crú das indústrias seriadas do Espírito Santo, em especial o polo moveleiro de Linhares, bem como a demanda de MDF revestido das indústrias, sob encomenda do Espírito Santo, via distribuidoras. Além do mercado do Espírito Santo, devido a sua localização, a Placas do Brasil será competitiva para atender também o norte do Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais e todo o Nordeste do Brasil.

A concepção do empreendimento partiu de uma iniciativa SINDIMOL - Sindicato da Indústria de Madeira e Móveis de Linhares e Norte do Espírito Santo, cujo objetivo é tornar mais competitivo a produção moveleira de Linhares, visto que o principal insumo desta indústria, o MDF, consiste em produto volumoso de médio valor agregado, com considerável percentual do seu preço associado ao custo de logística, sendo que atualmente, os fornecedores mais próximos estão situados nos Estados de São Paulo e Minas Gerais , conforme ilustração a seguir.

Oferta de MDF no Brasil

Para viabilizar o empreendimento, foram convidados empresários do setor moveleiro e outros com objetivos em comum, em especial os que detinham investimentos em terras e florestas de eucalipto no norte do Espírito Santo, para se juntarem no propósito, através da criação de uma empresa de participação, o que além de melhorar a capacidade financeira, aumentaria também a viabilidade do projeto através da maior integração da cadeia produtiva. Neste sentido, compõe o grupo de 38 Acionistas, entre pessoas físicas e empresas de diversos setores além do moveleiro, como varejo de móveis e eletrodomésticos, varejo de chapas de MDF, agropecuário, metalmecânico, comércio exterior, entre outros.

A sociedade é administrada por um Conselho de Administração e uma Diretoria, conforme prevê o Estatuto Social da sociedade. O Conselho de Administração é composto por 07 membros, eleitos em Assembleia entre os acionistas e mais 02 independentes, e a Diretoria por 3 diretores.

Para fundamentar a viabilidade do empreendimento, foram desenvolvidos diversos estudos de mercado, disponibilidade de florestas de eucalipto e terras para plantio, estudos de viabilidade técnica e econômica, dentre outros. Tais estudos apontaram a região norte do Estado como a mais favorável para a implantação da indústria de MDF.

Neste sentido, a área eleita como a mais favorável para implantação do empreendimento, tanto do ponto de vista econômico como social e ambiental, está localizada em Pinheiros/ES, as margens da BR101, Km 19.

Empregos: Na fase de implantação serão gerados cerca de 400 empregos diretos no pico da obra, sendo 30 próprios e 370 terceirizados. Na fase de operação serão 150 postos de trabalho diretos e mais de 400 indiretos.

Além dos números relacionados acima, as atividades florestais na região, em função do projeto Placas do Brasil S.A., já estão gerando aproximadamente 200 postos de trabalho diretos permanentes, com receitas da ordem de R$ 12.000.000,00/ano, distribuídos entre fornecedores de insumos, viveiros de mudas e empresas prestadoras de serviços de silvicultura.

Na fase de operação, em função das atividades de colheita, baldeio e transporte de madeira, serão gerados na ordem de mais 200 postos de trabalho indiretos, com receitas adicionais da ordem de R$ 15.000.000,00, distribuídos entre empresas prestadoras de serviços de colheita e transporte.

Onde fica?

INFORMAÇÕES PARA CONTATO

Telefone: (27) 3765-1185 / (27) 9 9885-3186 Endereço: Rodovia BR 101 Norte, Km 19 – Zona Rural – Pinheiros/ES Site: www.placasdobrasil.com.br

Publicado em domingo, 07 de janeiro de 2018