Prefeitura realiza limpeza dos Córregos Jundiá e Vitorão

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA...................

No inicio do mês a prefeitura de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo realizou a limpeza e o desassoreamento dos Córregos Jundiá e Vitorão, que fica entre os bairros Jundiá, Nova Jerusalém, Niterói, Colina, Santo Antonio e centro da cidade.

[caption id="attachment_8834" align="alignleft" width="250"] " Durante os trabalhos foram retirados mais de 30 caçambas de detritos dos dois Córregos".[/caption]

“Assim como a operação tapa-buracos e as limpezas de bocas de lobo, que temos executado em todo o município, essa é uma das ações que traçamos como meta realizar continuamente. Todo nosso empenho será sempre no sentido de garantir a prestação de um serviço que atenda de maneira eficiente às demandas da sociedade”, comentou o prefeito Arnóbio Pinheiro.

De acordo com o secretário Municipal de Obras e Urbanismo, Saulo Favaro, este trabalho consiste na retirada dos materiais depositados no leito do córrego, tais como restos de construções, sofás, pneus, madeiras e lixo em geral, sendo que grande parte desses materiais são jogados pela população.

“O objetivo dos trabalhos é limpar os córregos para evitar ou reduzir ao máximo as enchentes em Pinheiros e aumentar a vazão, facilitando o escoamento das águas da chuva”, justificou o secretário.

[caption id="attachment_8835" align="alignleft" width="250"] " O secretário de Obras e Urbanismo , Saulo Favaro, acompanhou de perto dos trabalhos de limpeza dos Córregos".[/caption]

Além dos materiais descartados irregularmente pela população, a erosão das margens provocada pelas águas também contribui para o assoreamento do leito do córrego. Em dez dias de trabalho foram retirados do leito do córrego mais de 30 caçambas de detritos.

Saulo Fávaro alerta a população que não jogue lixo nos córregos, porque isso é a maior causa de alagamentos em dias de chuva.

“A prefeitura pode ficar o ano todo tentando limpar os córregos, entretanto, se a população não fizer a parde dela, todo o trabalho da administração será em vão, para resolvermos esses problemas é necessária a união de todos. Se cada um fizer a sua parte, não tenho dúvidas que as coisas irão melhorar”, enfatizou o secretário.

O trabalho foi executado utilizando-se uma máquina retroescavadeira, uma caçamba e uma máquina pocã, que retira o material e o deposita ao longo do córrego para que seja transportado até o local apropriado.

[caption id="attachment_8852" align="alignleft" width="250"] "Secretário Saulo Favaro retira um sofá velho jogado por morador no leito do Córrego do Jundiá".[/caption]

Ainda de acordo com o secretário de obras, Saulo Favaro, os trabalhos foram intensificados na última semana, tendo em vista a previsão de chuva na semana passada.

“Como estamos em uma época chuvosa, faz se necessário uma força tarefa para limparmos os nossos córregos. Estamos estudando uma forma adequada para afundarmos estes locais para melhorar ainda mais o caimento e escoamento”, reforçou o secretário.

Finalizando, o secretário informou que a limpeza dos córregos já estavam programado na agenda de ações da secretaria, mas foi preciso intensificar tendo em vista a proximidade das chuvas e uma reivindicação do prefeito Arnóbio e dos moradores.

Publicado em sexta-feira, 22 de dezembro de 2017