Prefeito Arnóbio participa de última visita técnica na barragem Valter Matielo

[caption id="attachment_8828" align="alignleft" width="250"] "A represa que recebeu o nome de “Barragem Engenheiro Valter José Matielo”, em homenagem ao ex Presidente do Consórcio Público Vale do Itauninhas, que foi um dos maiores responsáveis pela conclusão das obras".[/caption]   FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA

O prefeito Arnóbio Pinheiro juntamente com o secretário municipal de obras e agricultura, Saulo Favaro, estiveram na manhã desta quarta feira, 20, realizando mais uma visita na Barragem Vale do Itauninhas (entre Pinheiros e Boa Esperança). O objetivo principal da visita foi para realizar a última visita técnica após as conclusões das obras que foi finalizada na última semana.

Ainda participaram dos trabalhos o fiscal de contratos da Secretaria Estadual de Agricultura, Ricardo Motta, a engenheira da Agencia de Recursos Hídricos, Eliane Alabrem, secretário municipal de agricultura de Boa Esperança, Antonio José, Superintendente do Consórcio Público Vale do Itauninhas (responsável pela administração da barragem) e o engenheiro da empresa Andrade Galvão, responsável pela execução da obra, Márcio Fernando Júnior.

Durante a visita o fiscal e a engenheira Eliane, vistoriam toda a obra para verificar se os trabalhos estão de acordo o projeto e a planilha apresentada pelo governo do estado, cujo objetivo é garantir a segurança da obra e das pessoas que irão trabalhar futuramente no local e dos visitantes.

[caption id="attachment_8830" align="alignleft" width="250"] " A barragem foi projetada para bloquear a água do Rio Itauninhas e armazenar quantidade suficiente para inundar um vale com 14 quilômetros de extensão. Uma área equivalente a 270 campos de futebol. A quantidade é suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano".[/caption]

O engenheiro Márcio Fernando, explicou aos presentes sobre todos os trabalhos realizados na barragem e garantiu a segurança do local e orientou que após a saída da empresa do canteiro de obras que deverá ocorrer no próximo dia 27 de dezembro, o local deve ser vistoriado diariamente para manter a segurança e o bom funcionamento.

A partir da finalização da vistoria, a empresa estará entregando a barragem para a Secretaria Estadual de Agricultura (SEAG) para que o órgão defina junto ao governo do estado o prazo para ser entregue ao Consórcio Público Vale do Itauninhas.

Diariamente a empresa Andrade Galvão realiza a medição de profundidade da represa. Na última quarta feira foi verificada uma profundidade de mais de 6 metros. Ainda de acordo com o engenheiro, por dia a represa está subindo 15 centímetros.

Barragem Valter Matielo!

A represa que recebeu o nome de “Barragem Engenheiro Valter José Matielo”, em homenagem ao ex Presidente do Consórcio Público Vale do Itauninhas, que foi um dos maiores responsáveis pela conclusão das obras. Os trabalhos da maior barragem do Espírito Santo, ficou paralisada por 10 anos. A obra construída no município de Pinheiros foi iniciada em 2003, quando o governo federal e a prefeitura assinaram um convênio. O Executivo federal investiu R$ 17 milhões e a prefeitura, cerca de R$ 500 mil.

[caption id="attachment_8861" align="alignleft" width="250"] "Arnóbio comemora a grande quantidade de água armazenada na represa devido as últimas chuvas".[/caption]

A barragem foi projetada para bloquear a água do Rio Itauninhas e armazenar quantidade suficiente para inundar um vale com 14 quilômetros de extensão. Uma área equivalente a 270 campos de futebol. A quantidade é suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano.

Como a prefeitura não tinha dinheiro para pagar as indenizações pela desapropriação da área a obra ficou parada. Em 2014 o governo do Estado gastou R$ 3 milhões pagando as indenizações e no ano passado assumiu a obra, com o investimento de mais R$ 6 milhões. Para se ter ideia da dimensão da represa, o entorno da barragem terá quase 31 quilômetros de extensão. a barragem, de uso múltiplo (irrigação, consumo e lazer), vai beneficiar diretamente os moradores e produtores rurais dos municípios de pinheiros e boa esperança, garantindo maior segurança hídrica para as atividades produtivas, além de representar um atrativo turístico para a região.

“ Hoje quando chegou aqui e vejo essa obra pronta, fico bastante emocionado, pois junto com Matielo e outros guerreiros Pinheirenses lutamos para que este sonho se tornasse realidade, agora e pedir a Deus para continuar mandando mais chuvas”, emocionou o prefeito de Pinheiro, Arnóbio Pinheiro.

Publicado em quinta-feira, 21 de dezembro de 2017