Mais de 100 pessoas participam da campanha de doação de sangue em Pinheiros

FOTOS  E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA

Doar sangue é um gesto de cidadania e humanismo, mas muitas pessoas passam despercebidas do propósito dessa ação até sentir na pele a necessidade de receber uma transfusão de sangue. É importante saber que uma única doação de sangue pode salvar várias vidas.

[caption id="attachment_8785" align="alignleft" width="250"] "Mais de 100 pessoas participam da campanha de doação de sangue em Pinheiros"[/caption]

Consciente desta importância é que mais de 100 pessoas compareceram na Unidade de Saúde do bairro Vila Nova durante toda a manhã deste último sábado, 09, para participarem da Campanha “Doe sangue, doe vida”, uma realização e parceria da prefeitura Municipal de Pinheiros juntamente com a secretaria municipal de Saúde, Lions Clube e HEMOES (São Mateus).

O prefeito Arnóbio Pinheiro enfatizou a importância da campanha e do risco que a população corre caso os Hemo núcleos não tenha bolsas de sangue suficientes para realizar transfusão a quem necessitar.

[caption id="attachment_8787" align="alignleft" width="250"] " Mais da metade dos doadores já participaram de outras campanhas"[/caption]

“Fui informado que nesse período de férias escolares e de baixas temperaturas o número de doadores de sangue fica abaixo da meta no ponto de coleta. Sabendo da importância da doação para manter os estoques e atender a quem precisa, a Prefeitura continua reforçando sobre a importância do gesto, que pode ajudar a salvar até quatro vidas. O sangue é insubstituível e somente através da doação é possível suprir essa necessidade”, salientou.

“A doação é um ato de solidariedade que ajuda a salvar vidas. A quantidade de sangue que é retirada do cidadão não afeta a saúde e a recuperação é imediata. Antes da doação, todas as pessoas passam por entrevistas, que tem como objetivo transmitir segurança a quem doa e a quem receberá sangue”, explicou o secretário municipal de saúde, Ivan Silvestre.

A campanha teve inicio ás 8:00 hs da manhã e finalizou por volta das 15:00 hs. Ainda de acordo com o secretário de saúde Ivan Silvestre, há cerca de 3 anos que a campanha não era realizada no município, devido as dificuldades de logística e pelo fato do HEMOES contar com números insuficientes de funcionários e Unidade Móvel para percorrer toda a região, sendo assim, o município cedeu a Unidade de Saúde para receber as pessoas que desejavam realizar a doação de sangue.

Aproximadamente 50 pessoas entre funcionários da secretária de saúde, prefeitura, HEMOES, membros do Lions Clube e voluntários participaram dos trabalhos durante a campanha.

O presidente do Lions Clube, Carlos André  Covre ( Carlito)  comemorou o sucesso de mais uma campanha de doação de sangue.

[caption id="attachment_8788" align="alignleft" width="250"] " A realização da Campanha foi somente possivel graças a parceira entre a prefeitura, secretária municipal de Saúde, Lions Clube e HEMOES".[/caption]

“Graças a Deus e a população de Pinheiros, a campanha ‘Doe sangue, doe vida’, foi um grande sucesso como anos anteriores. As pessoas entenderam o nosso recado e a importância de doar sangue para quem precisa, devemos fazer o bem, sem olhar a quem”, agradeceu o presidente.

Carlito fez questão de frisar e agradecer os parceiros que não mediram esforços para o sucesso da campanha,

principalmente a prefeitura de Pinheiros, Secretaria Municipal de Saúde, HEMOES, Lions Clube e os restaurantes Paraíso, Rango e Churrascaria popular que patrocinaram o almoço das equipes que trabalharam durante a campanha.

Para proporcionar mais conforto e eficiência no atendimento, foram adaptadas cadeiras para recepcionarem quatro doadores de uma só vez. Com isso o tempo de doação não durou mais que 20 minutos.

Segundo o presidente do Lions Clube, Carlos André, 109 pessoas compareceram para realizar a doação de sangue, deste total, mais de 50% já haviam doado em campanhas anteriores.

Publicado em sexta-feira, 15 de dezembro de 2017