Pinheiros realiza ações de conscientização no Dia Mundial de Luta contra AIDS

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA [caption id="attachment_8713" align="alignleft" width="250"] " O secretário municipal de Saúde, Ivan Silvestre e o vereador Edvan Alves, prestigiaram as ações do Dia Mundial da Luta contra a AIDS".[/caption]

Preocupado com o alto índice de pessoas contaminadas com o vírus do HIV no Espirito Santo e em especial na Região Norte, a prefeitura de Pinheiros juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenadoria de Vigilância Epidemiológica do Município realizou durante toda a tarde e noite desta  sexta feira,01, uma série de ações para marcar o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

De acordo com o secretário municipal de saúde, Ivan Silvestre, o objetivo é conscientizar a população sobre os cuidados com a doença, que teve um aumento no número de casos em todo país, além de ampliar a oferta de testes rápidos para diagnóstico do HIV/AIDS e SIFÍLIS. As atividades são organizadas pela Vigilância Epidemiológica, por meio da Gerência de DST/AIDS/HIV.

“Nem todas as pessoas infectadas pelo HIV terão AIDS, ela pode demorar anos para se manifestar. Porém, mesmo sem desenvolver a doença, a pessoa que tem vírus poderá transmiti-lo. Por isso, é tão importante o trabalho de orientação e testagem rápida para diagnóstico que estamos fazendo, afirmou a Coordenadora do Programa DST/AIDS de Pinheiros, Monara de Souza Vieira.

Monara alertou ainda que os testes rápidos devem ser sempre realizados de maneira regular, pois o tratamento se torna mais fácil quando detectado precocemente. A maioria das Unidades de Saúde possui profissionais capacitados para realizar esse tipo de teste, facilitando o acesso da população aos métodos de prevenção.

A mobilização ocorreu nas unidades de saúde dos bairros Vila Nova, Jundiá, Canário, Galileia e São João do Sobrado. Na ocasião, os profissionais da Saúde abordaram a prevenção da AIDS e outras doenças sexualmente transmissíveis, e assim como nos demais encontros que ocorreram durante a semana, houve orientações, verificação de pressão arterial, teste de glicemia e distribuição de preservativos.

[caption id="attachment_8715" align="alignleft" width="250"] "Assim como a Unidade de Saúde do Bairro Galileia, a Unidade do Bairro Vila Nova foi bastante procurada pela população".[/caption]

Além disso, todas as unidades de saúde do município  intensificaram os testes rápidos durante toda a sexta feira, bem como sala de espera com orientações , distribuição de folders alusivos à data, atendimento médicos, entre outros.

O secretário de saúde, Ivan Silvestre, enfatizou que aproximadamente 130 servidores foram mobilizados para atenderem os pacientes de forma eficiente e discreta.

Os trabalhos foram iniciados por volta das 15:00 hs e se estendeu até as 20:00 hs. De acordo com o Secretário de Saúde, Ivan Silvestre, o objetivo foi atender toda as pessoas que tem dificuldades de buscar o atendimento mais cedo devido o trabalho diurno.

" O nosso foco é sempre oportunizar aquelas pessoas que trabalham durante o dia e não tem tempo de cuidar da saúde, por esse motivo resolvemos oferecer um horário especial", explicou o secretário.

Durante a realização das ações, a secretaria de saúde distribuiu preservativos, masculino e feminino, e outros insumos de prevenção.

O prefeito Arnóbio Pinheiro, salientou a importancia das ações e de se fazer prevenção contras as doenças.

[caption id="attachment_8714" align="alignleft" width="250"] " Centenas de pessoas participaram das ações oferecidas pela Secretaria de Saúde".[/caption]

“ Prevenir é melhor do que remediar, é muito importante que as pessoas se cuidem, a prevenção é o melhor remédio contra estes tipos de doenças, a nossa equipe está de parabéns pela realização deste trabalho, é uma forma de chamar a atenção das pessoas para o cuidado com a saúde”, salientou o prefeito.

A data

Comemorado em 1º de dezembro de cada ano, o dia foi instituído no final dos anos 1980, pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com o objetivo de relembrar o combate à doença e despertar nas pessoas a consciência da necessidade da prevenção, além de aumentar a compreensão sobre a síndrome.

Publicado em sexta-feira, 01 de dezembro de 2017