Zona rural de Pinheiros recebe ações do Programa Saúde na Escola

FOTOS E MATÉRIA: JUSCIMAR PEREIRA [caption id="attachment_8704" align="alignleft" width="250"] " O secretário municipal de saúde, Ivan Silvestre prestigiou o evento e aproveitou a ocasião para cuidar da própria saúde".[/caption]

Como parte das ações para fortalecer o atendimento e promover orientações de saúde a todos os moradores e estudantes da Zona Rural, a prefeitura de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vem desenvolvendo em todo o município diversas propostas através do Programa Saúde na Escola (PSE).

O público alvo do programa são estudantes e familiares que residem na Zona Rural do município. O atendimento a população ocorreu nas dependências da Escola Pólo Antonio Brunelli, na comunidade do Brunelli.

Nas últimas semanas, as equipes dos PSFs do município têm percorrido várias escolas da Zona Rural e Urbana para oferecer diversas ações de saúde.

[caption id="attachment_8705" align="alignleft" width="250"] " Equipe da Secretaria Municipal de Saúde, responsável pelos atendimentos a população".[/caption] As comunidades do Capitão, Lagoa Seca, XV de Maio e Brunelli foram às primeiras beneficiadas com inúmeras atividades, através da atuação conjunta da equipe do Programa Saúde da Família (PSF) Zona Rural.

Teste rápido de Glicemia Capilar, Sífilis, HIV, aferição de pressão arterial, orientação da Vigilância Sanitária sobre dengue, Chikungunya, Zica vírus, emissão de cartão do SUS, distribuição de Hipoclorito de Sódio que serve para diluir em caixas d’agua e cisternas.

O secretário municipal de saúde, Ivan Silvestre, informou que aproximadamente 120 pessoas foram atendidas nestas quatro comunidades.

O prefeito Arnóbio pontuou que cuidar também da saúde do homem do campo é uma prioridade do municipio.

“A saúde do trabalhador trata de relações entre o trabalho e saúde, com objetivo prioritário de prevenir e proteger o trabalhador de doenças e agravos decorrentes do processo produtivo”, enfatizou o prefeito.

O secretário municipal de saúde, Ivan Silvestre, ressaltou a importância de levar essas ações para a Zona Rural.

“Sabemos das dificuldades que o homem do campo têm para cuidar da própria saúde, devido a distância da zona urbana com os serviços de saúde, a correria do dia a dia, então, se o homem não vai até o serviço médico, o serviço vai até a ele. O nosso objetivo é conscientiza lo da importância de cuidar da própria saúde”, salientou o secretário de saúde.

Publicado em quinta-feira, 30 de novembro de 2017