Pinheiros promove última etapa das oficinas de planificação da atenção à saúde no município

[caption id="attachment_8647" align="alignleft" width="250"] Com o tema “A assistência farmacêutica na atenção primária à saúde”, os profissionais discutiram a importância dos medicamentos na atenção à saúde, seja do ponto de vista econômico, seja do ponto de vista sanitário.[/caption] A prefeitura municipal de Pinheiros em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Pinheiros, promoveu na última quinta feira, 09, no salão Paroquial da igreja católica, a última etapa de oficinas de Planificação da Saúde, direcionadas aos profissionais da saúde do município.

Considerando que a necessidade de mudanças significativas no processo de trabalho em saúde pressupõe a elaboração de um novo perfil profissional, fundamentado no desenvolvimento e na avaliação de competências, a oficina traz como grande desafio contribuir para o desenvolvimento da capacidade de organização e integração das ações da assistência farmacêutica na Atenção Primária à saúde.

As oficinas apresentadas durante os trabalhos têm como um dos seus objetivos, capacitar os servidos da saúde do município para que possam trabalhar dentro do novo modelo de atendimento ao cidadão exigido pelo Consórcio Público da Região Norte do Espírito Santo (CIM-Norte/Unidade da Rede Cuidar Norte, inauguração recentemente no município de Nova Venécia.

A SESA está promovendo essas oficinas de planificação nos 14 municípios do Norte do Estado que integram o CIM Norte : Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus e Vila Pavão.

As oficinas estão sendo ministradas por 30 facilitadores capacitados pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). Com o objetivo de identificar os principais problemas de saúde em cada região e organizar o atendimento ao usuário, as atividades envolvem cerca de 2.400 profissionais de saúde municipais, entre, técnicos e gestores regionais municipais.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Silvestre, esta planificação é uma proposta do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS) e realizada pela Secretaria da Saúde do Estado em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

Ivan explicou ainda que os participantes do laboratório se encontram mensalmente para analisar o cotidiano de trabalho, identificar situações-problemas e propor intervenções para qualificar a atenção prestada à população, com o objetivo de fortalecer a atenção primária de saúde na coordenação do cuidado e no ordenamento das redes de atenção à saúde.

“Os objetivos de aprendizagem é o alcance da competência proposta, serão desencadeadas algumas etapas do processo de aprendizagem, representadas pelos seguintes objetivos: Desenvolver estratégias de organização e integração da assistência farmacêutica no âmbito da atenção Primária à Saúde”, enfatizou o secretário.

O prefeito Arnóbio Pinheiro, parabenizou os profissionais pela dedicação durante o curso e agradeceu o carinho em que os pacientes são tratados e reafirmou o desejo de no futuro poder valorizar ainda mais os servidores.

O evento foi organizado para firmar uma maior comunicação entre os profissionais da saúde e passar informações aos mesmos. Durante a planificação foram realizadas oficinas em grupo com o objetivo de prepará-los para exercerem o mesmo tipo de atendimento às famílias, além de capacitá-los também para saberem identificar situações de riscos em que os pacientes possam estar inseridos.

“A nossa administração está se esforçando cada vez mais para oferecer serviços completos para a população, sempre visando uma melhor qualidade de vida para os moradores do Município”, pontuou o prefeito.

Publicado em sexta-feira, 17 de novembro de 2017