Arnóbio Pinheiro discute prioridades no orçamento do estado para o ano de 2018

[caption id="attachment_8620" align="alignleft" width="250"] " Prefeito Arnóbio ladeado por membros da Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa do Espirito Santo, vereadores de municípios vizinhos e demais lideranças politicas"[/caption]

O prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro (PRB), participou na noite desta última quarta feira, 08, na câmara municipal de vereadores de uma audiência pública para definir prioridades para serem investidos no município.

O evento foi realizado pela Comissão de Finanças da Assembléia Legislativa do Espirito Santo para discutir a Lei Orçamentaria Anual (LOA) do Estado para o exercício de 2018.

Investimentos em educação, segurança e saúde foram algumas das demandas recebidas pela Comissão e demais autoridades presentes. Ainda durante o evento, foi apresentado o Projeto de Lei (PL) 354/2017 - que trata da LOA 2018 - aos representantes das microrregiões Noroeste, Nordeste, Centro-Oeste e Rio Doce. Ao todo as microrregiões englobam 32 municípios.

[caption id="attachment_8621" align="alignleft" width="250"] "Prefeito Arnóbio concedendo entrevista a TV Assembléia, destaque para a importância da realização da audiência pública no município".[/caption]

Durante o seu discurso o prefeito Arnóbio reforçou o pedido para que o governo do estado invista mais em segurança pública, educação e envide esforços para que a obra do asfalto de São João do Sobrado seja incluído no orçamento do próximo ano.

“São duas áreas importantíssimas para combater a criminalidade no município, educação e segurança pública, o gestor que investir em uma educação de qualidade, no futuro não precisará construir presídios. Esta audiência pública e a oportunidade que temos para expor as nossas prioridades”, pontuou o prefeito.

Educação

A reabertura de escolas em zonas rurais foi solicitada por vereadores do nordeste do Estado. O vereador de Mucurici Ernesto Couto reivindicou a reabertura da Escola Estadual de Ensino Médio de Itabaiana, na zona rural de município. “A escola atendia estudantes que precisam do retorno das aulas no local. Um prédio com investimento alto, onde foi inaugurada uma quadra esportiva de mais de R$ 1,5 milhão e agora está infelizmente em desuso”, afirmou.

Já a vereadora de Ponto Belo Claudia Rocha solicitou a reabertura da escola no distrito de Itamira. “O fechamento da escola trouxe grandes transtornos para os alunos e familiares. Nossos alunos percorrem mais de 50 km para estudar em outros locais do município. Muitos deles evadiram, não estão cursando ensino médio porque moram em região agrícola, precisam trabalhar e essa distância dificulta. Pedimos que isso seja reavaliado para que a escola possa ser reaberta pelo governo no próximo ano”, disse.

Saúde

O diretor do Hospital Municipal de Pinheiros, José Luiz Coelho, pediu auxílio do Estado na manutenção da instituição. “O hospital é integralmente mantido pelo município. Mas precisamos de ajuda do governo estadual para que possamos melhorar ainda mais o atendimento à população. O governo poderia efetuar contrapartida financeira para aquisição de equipamentos e ajudar na manutenção do hospital”, pediu.

A audiência pública para discussão da LOA 2018 foi a segunda realizada pela Comissão de Finanças. A primeira reunião aconteceu no último dia 25 de outubro, em São José do Calçado. E a próxima e última reunião será realizada na segunda-feira (13), em Anchieta.

Terminada essa fase, o colegiado terá até o dia 24 de novembro para a análise das emendas e a entrega do parecer ao relator, deputado Dary Pagung (PRP). O dia 4 de dezembro é o prazo final para a apresentação, discussão e votação do parecer na comissão para que o projeto seja encaminhado ao Plenário.

O presidente da Comissão de Finanças, deputado Dary Pagung, explicou que as audiências de apresentação da LOA permitem colher informações e reivindicações para serem debatidas no processo de tramitação do orçamento. “Nós recebemos as reivindicações das diversas regiões do Estado e levamos para os demais deputados. E assim, vamos trabalhar para que os investimentos cheguem às regiões”, explicou.

Publicado em sexta-feira, 10 de novembro de 2017