Prefeitura de Pinheiros realiza licitação para aquisição de 300 tipos diferentes de medicamentos

[caption id="attachment_8592" align="alignleft" width="250"] De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Silvestre, o objetivo principal da licitação foi para adquirir mais de 300 tipos diferentes de medicamentos, entre eles, antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos, entre outros.[/caption]

A atual administração tem buscado ficar atento às necessidades da saúde do município. Uma delas foi à recente realização de pregão presencial para aquisição de medicamentos referentes á Farmácia Básica, que constam na lista definida pelo Ministério da Saúde para serem distribuídos gratuitamente na Farmácia e hospitalar do município.

O prefeito Arnóbio destacou a importância da aquisição dos medicamentos e da demora para a realização da licitação.

“Sabemos das dificuldades dos munícipes para comprar medicamentos, graças a Deus que conseguimos superar mais este obstáculo e poder oferecer medicamentos gratuitamente aos nossos pacientes, infelizmente o excesso de burocracia atrapalha o bom funcionamento da máquina pública”,

Arnóbio Pinheiro enfatizou também sobre as dificuldades em que a prefeitura está atravessando para adquirir determinados medicamentos, principalmente devido o alto custo e redução de repasse do governo federal.

“Hoje os medicamentos estão cada vez mais caros, e os repasses do Governo Federal não acompanham essa alta, além das campanhas de saúde que estão acontecendo cada vez mais e aumentando a demanda de aviamento de medicamentos. A Prefeitura acaba gastando um quantitativo muito maior, é uma conta muito grande, acaba o município gastando muito mais para dá conta de manter a farmácia”, concluiu o prefeito.

“Pretendemos suprir a demanda da população que necessita dos medicamentos que são responsabilidade do município”, justificou o secretário.

Ainda de acordo com Ivan Silvestre, a prefeitura adquiriu medicamentos que não é de competência do município fornecer.

“A Secretaria também procura manter alguns medicamentos que estão fora da Relação Nacional de Medicamentos (Rename). Os remédios a mais são os prescritos com frequência e que estão fora da lista, assim, como outros sugeridos por médicos do município”, pontuou o secretário.

Ivan salientou ainda que assim que a prefeitura concluir essa compra, o município irá regularizar o problema da falta de alguns medicamentos na farmácia básica, inclusive, aqueles não disponibilizados pelo SUS.

O contrato proveniente desta licitação e que terá validade de um ano custará aos cofres da prefeitura o montante de Hum milhão, quatrocentos e cinquenta mil reais.

“Isso não quer dizer que iremos comprar este montante de medicamentos de uma só vez, só iremos adquirir de acordo a demanda que surgir no decorrer do contrato, para evitarmos o desperdício de medicamentos”, enfatizou o secretário.

Na semana passada uma grande quantidade de medicamentos chegou ao município e já está à disposição dos pacientes, com investimentos de aproximadamente 150 mil reais.

Publicado em quarta-feira, 01 de novembro de 2017