Prefeitura de Pinheiros cascalha, patrola e recupera 600 km de estradas no interior

[caption id="attachment_8564" align="alignleft" width="250"] “São quatro caçambas, um rolo compactador, uma patrol, uma escavadeira hidráulica, uma pá – carregadeira e um caminhão pipa disponibilizados para os serviços de cascalhamentos, patrolamentos e recuperação de estradas”, pontuou o prefeito.[/caption]

Preocupada com a proximidade das chuvas previstas para as próximas semanas, a prefeitura de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Obras e Meio Ambiente, intensificaram os trabalhos nos pontos mais críticos de trafegabilidade nas estradas do interior.

De acordo com o Secretário Municipal de Agricultura e obras, Saulo Fávaro, uma força tarefa foi montada nos últimos meses para que as estradas estejam sempre em boas condições de trafego, entretanto, devido o alto fluxo de veículos pesados que transitam nestas estradas foi necessário intensificar os trabalhos para continuar garantindo a boa qualidade.

Saulo Fávaro enfatizou que durante os últimos dez meses mais de 600 km de estradas vicinais foram cascalhadas, patroladas e recuperadas, incluindo as comunidades que foram assistidas duas ou mais vezes.

“Como a época de chuva está próxima e os nossos estudantes e produtores necessitam de boas estradas para chegarem à escola e realizar o escoamento da produção agrícola, é muito importante que as estradas estejam em boas condições de trafego”, salientou o secretário que frisou que em apenas dois meses a prefeitura já havia recuperado 350 km de estradas.

O secretário lembrou ainda que nos últimos dois semestres as comunidades de Vila Fernandes, Jundiá (Ranha), Lagoa Seca, Brunelli, Capitão, XV de Maio, Água Limpa, Assentamentos Nova Vitória, Maria Olinda, Olinda I, Distrito de São João do Sobrado, entre outras, foram contempladas com os trabalhos de cascalhamento e recuperação de estradas.

O prefeito Arnóbio Pinheiro destacou a importância de manter as estradas em boas condições de tráfego e da felicidade em saber que os produtores não terão problemas para escoar os seus produtos e os estudantes para chegarem até a escola, e disse que todas as comunidades foram atendidas neste ano.

“Essenciais para o escoamento da produção agrícola e para as rotas do transporte escolar, as estradas da zona rural de Pinheiros têm sido uma das prioridades da Secretaria de Obras, Agricultura e da Prefeitura. Mesmo com pouco maquinário em condições de funcionamento as nossas equipes estão conseguindo realizar um bom trabalho, em dez meses praticamente 100% das principais estradas rurais receberam manutenção”, comemorou o prefeito.

“Nunca na nossa história fomos tão bem atendidos como agora, já perdemos uma grande parte da nossa safra devido às péssimas condições das estradas, várias vezes os estudantes deixaram de ir à escola. O excesso de buracos, poeira nos tempos secos e lama no tempo de chuva, era o maior impedimento para os nossos alunos. Hoje só temos a agradecer a prefeitura de Pinheiros e a secretaria de Agricultura e Obras por nos atenderem de forma eficiente e responsável”, agradeceu Neir Fabem, Presidente da Associação de Produtores Rurais do XV de Maio e Região, que ressaltou que este trabalho é uma antiga reivindicação dos produtores e moradores.

O prefeito Arnóbio pontuou que várias máquinas estão sendo utilizadas nos trabalhos.

O secretário Saulo aproveitou para agradecer a parceria do produtor Rural, Capitão Cabral que forneceu todo o cascalho para que as estradas pudessem ser recuperadas.

“O cascalhamento cedido pelo Capitão foi de fundamental importância para o sucesso dos nossos trabalhos, a prefeitura não possui depósito de cascalhos, graças a sensibilidade do nosso parceiro foi possível concluir este trabalho. Em nome da prefeitura e demais produtores gostaria de agradecer ao Capitão Cabral”, enfatizou e agradeceu o secretário Saulo Fávaro.

O Secretário explicou que todos os trabalhos foram minuciosamente estudados para não prejudicar o trafego de pessoas e o escoamento da produção agrícola.

“O cascalho utilizado é um material mais fino e precisa de compactação para que a estrada fique boa de transitar. Por isso, quando há previsão de chuva também evitamos passar a máquina e colocar o cascalho para não haver lama, contudo, neste momento podemos jogar o cascalho utilizando o caminhão pipa e o rolo compactador em seguida para não atolar os veículos”, justificou o secretário.

O secretário Saulo Fávaro informou que caso tudo ocorra conforme planejado, a comunidade do Jundiazinho será contemplada com o mesmo trabalho já na próxima semana.

Encerrando, o secretário destacou que as boas condições climáticas também são essenciais para a execução dos serviços. Para recuperar os trechos mais críticos, além do cascalho também é utilizada pedra britada.

Com este trabalho as estradas da zona rural de Pinheiros estão sendo consideradas como uma das melhores da região, tão boa quanto à de Montanha que sempre liderou no quesito qualidade em todo o estado.

Publicado em quinta-feira, 26 de outubro de 2017