Arnóbio Pinheiro discute com prefeitos destinação correta de resíduos sólidos

Alternativas para a redução dos custos da destinação dos resíduos sólidos dos municípios do Norte. Esse foi o tema de uma reunião, realizada na manhã desta terça-feira (03), em Nova Venécia, com os 14 municípios do Norte do Estado incluídos no Projeto “Espírito Santo Sem Lixão”.

O encontro contou ainda com a presença do prefeito de Pinheiro, Arnóbio Pinheiro.

A prefeita de Montanha e Presidente do CONORTE, Iracy Baltar, explicou sobre o principal objetivo do encontro.

" O objetivo principal foi encontrar um denominador comum na intenção de que todos os prefeitos que compõem o CONORTE  consigam dar uma destinação correta ao lixo produzido em seu município, sem causar grandes prejuízos aos cofres das prefeituras e que o  estado possa nos apoiar para juntos resolvermos este problema", enfatizou a prefeita.

Iracy destacou ainda que os municípios estão tendo um alto custo com transbordo dos rejeitos e que os prefeitos não estão querendo que o estado resolva o problema sozinho.

Não queremos que o estado resolva o problema sozinho, queremos que ele seja um parceiro do CONORTE para nos ajudar a chegar a um denominador comum que seja bom para todos.

“Todos nos temos usina e praticamos a coleta seletiva, o nossa maior problema é o rejeito, todos nós estamos com problema na destinação final porque nós não temos mais autorização para abrirmos células, e com isso somos obrigados a deslocar esse rejeito daqui, para se ter uma ideia o aterro mais próximo de Montanha fica em Aracruz, estou despendendo 220 reais por tonelada, isso é um valor muito alto por mês, porque de rejeito por dia eu chego a sete tonelada dia. Então lixo é muito problema, isso é muito problema e nenhum município tem condições financeiras para custear esse transbordo”, salientou a Prefeita Iracy.

O prefeito Arnóbio destacou as dificuldades em que o município está atravessando para conseguir destinar de forma correta o lixo recolhido em Pinheiro.

Ainda de acordo com o prefeito, o custo está sendo muito alto e poderá comprometer as finanças do município, principalmente pelo fato das dificuldades em conseguir as licenças ambientais exigidas pela legislação.

Os prefeitos solicitaram uma parceria do estado para juntos encontrarem uma solução que amenize a situação dos municípios, devido o alto custo com transbordo.

Além dos prefeitos que compõe o PRODNORTE e o CONORTE, Consórcio Público responsável pelo Tratamento e Destinação Final Adequada de Resíduos Sólidos da Região Norte do Estado do Espírito Santo, com 15 municípios consorciados - Água Doce do Norte, Barra de São Francisco, Boa Esperança, Conceição da Barra, Ecoporanga, Jaguaré, Montanha, Mucurici, Nova Venécia, Pedro Canário, Pinheiros, Ponto Belo, São Mateus, Sooretama e Vila Pavão; a reunião contou ainda com a presença do Secretário Estadual de Meio Ambiente, Aladim Fernando Cerqueira.

O secretário disse que irá se reunir com o governador Paulo Hartung, representantes do IEMA e Ministério Público do Meio Ambiente, para juntos encontrarem uma solução que possa facilitar a situação dos municípios, principalmente com o objetivo de reduzir os custos.

Programa ES Sem Lixão

O objetivo principal do Programa Espírito Santo sem Lixão é a erradicação dos lixões do território capixaba, por meio de sistemas regionais de destinação final adequada de resíduos sólidos urbanos (RSU), considerando também, neste contexto, a continuidade do funcionamento dos atuais sistemas que estão atendendo alguns municípios de forma sustentada e que foram implantados pela iniciativa privada.

A meta do projeto é de que todos os municípios façam a destinação final dos RSU gerados em seus territórios para aterros sanitários regionais. Esses aterros deverão ter concepção moderna, sendo projetados com técnicas atualizadas e testadas para garantir a proteção ambiental e sanitária, com reduzidos custos operacionais proporcionados pelo ganho de escala e, consequentemente, com maior economicidade para o sistema.

Além disso, os aterros deverão ter capacidade de suportar a demanda regional por longo período de tempo, ou seja, uma vida útil prolongada, não inferior a 25 anos.

Publicado em quinta-feira, 05 de outubro de 2017