Gabinete de Gestão Integrada Municipal é reativado pelo prefeito Arnóbio Pinheiro

[caption id="attachment_8222" align="alignleft" width="250"] " Autoridades se reúnem para discutir a segurança e implantação do Sistema de Videomonitoramento e Pinheiros".[/caption]

O Gabinete de Gestão Integrada do Município de Pinheiros (GGIM) foi reativado na tarde desta segunda-feira, (04), pelo Prefeito Arnóbio Pinheiro. O Gabinete que ficou adormecido por um período de quatro anos, teve a sua primeira reunião de trabalho convocada pelo prefeito e foi realizada no auditório do Ministério Público de Pinheiros e contou com a presença do Vice Prefeito Paulo Jovânio, a Secretária Executiva do GGIM, Marilza Moraes, o Comandante da 2ª  Companhia da Policia Militar de Pinheiros, Capitão Gambarti, o Promotor de Justiça Pedro Rosário de Souza, Tenente João Menezes de Sá, Delegado de Policia Civil, Dair de Oliveira, representante da Secretaria Estadual de Segurança Pública e Defesa Social, Delegado Paulo Expedito Amaral Neto, Secretário Municipal de Agricultura e Obras, Saulo Favaro ,Secretário Municipal de Saúde, Ivan Silvestre, Secretário Municipal de Administração e Finanças, Val Andrade, Procurador Geral do Município de Pinheiros, Adriel de Souza Silva, Controlador Geral do Município, Éric Silvestre, Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Iverlan Moreira Barbosa, Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Pinheiros, Renato Silva Pereira, Presidente do CISEP , Julio Monteiro e Assistente Judiciário, Arnaldo Luiz Silva Júnior.

“O GGIM está ligado ao Programa Nacional de Segurança Pública (Pronasc), do governo federal, e atua como um canal de conexões de todos os órgãos de segurança pública das esferas municipal, estadual e federal. De caráter deliberativo e executivo, o GGIM é composto por membros de diversos órgãos do poder público, responsáveis pela segurança da população, tais como: Polícias Civil, Militar e Federal, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros, além de representantes de várias entidades e secretarias municipais”, explicou o prefeito Arnóbio Pinheiro.

O prefeito de Pinheiros e Presidente do GGIM, Arnóbio Pinheiro, destacou a presença de todos os participantes e ressaltou alguns assuntos que seriam discutidos na reunião, entre elas, o implantação do Sistema de Videomonitoramento, propostas de novas ações e outros possíveis assuntos que surgirem.

O prefeito enfatizou ainda que o município irá fazer uma parceria com a policia militar para reformar a sede da Companhia da Policia Militar. De acordo com o prefeito, a administração irá fornecer o material e a Policia disponibilizará a mão de obra.

“Esta parceria é uma forma de agradecimento a Policia Militar pelo excelente trabalho que vem desempenhando no nosso município, só temos a agradecer a estes guerreiros, não podemos esquecer-nos da Policia Civil que tem realizado um brilhante trabalho para a redução da criminalidade”, reforçou o prefeito.

Arnóbio disse ainda que o município está estudando a possibilidade de criar uma sala na sede da Companhia da Policia Militar para instalação do Sistema de Videomonitoramento, ação que será realizada em parceria com as policias civil e militar.

“Entendemos que é importante que a sala seja instalada na Companhia por ser um local estratégico, pela segurança nos finais de semana e feriados, inclusive nos foi apresentado diversos pontos para a instalação das câmeras, contudo, estamos abertos ao dialogo, a mudança de local é possível, desde que essa decisão seja tomada em comum acordo com as forças policiais e demais órgãos de segurança pública”, salientou o vice-prefeito, Paulo Jovânio.

O delegado Dair de Oliveira, pontuou que o município passa por um bom momento na questão dos homicídios, pois, o índice nos últimos anos tem sido reduzido consideravelmente.

O delegado defendeu uma ação mais dura na questão de fiscalização dos bares que funciona de forma irregular e que é utilizado como ponto de tráfico de drogas e sugeriu que a Prefeitura faça mais fiscalização nestes estabelecimentos, no sentido de descobrir aqueles que não possuem alvará de funcionamento e laudos emitido pelo corpo de bombeiros.

“Se conseguirmos fechar um bar por semana ou por mês, com certeza iremos inibir os demais comerciantes a trabalharem de forma irregular”, enfatizou o delegado.

O capitão Gambarti destacou a satisfação em voltar a trabalhar em Pinheiros e defendeu a parceria das forças policiais do município e prefeitura para combater a criminalidade e punir de forma efetiva os comerciantes que trabalham em desacordo com a legislação.

O Promotor de Justiça, Pedro Rosário de Souza, salientou que é preciso combater os pequenos delitos para evitar que o mal seja ampliado, como por exemplo, aumentar a fiscalização em relação ao excesso de barulhos de som automotivos e motos com descarregas adulteradas.

O Promotor de Justiça enfatizou ainda que é preciso exigir o cumprimento do código de posturas do município.

Finalizando a reunião, o prefeito Arnóbio disse que o objetivo do GGIM é buscar soluções para Pinheiros, nas questões de segurança pública, facilitando o diálogo entre os órgãos competentes.

“Nós, membros desse Gabinete, vamos nos reunir para trocarmos informações, bem como agilizarmos os processos em prol da segurança. Queremos levar qualidade de vida onde as pessoas vivem, lembrando que a segurança pública em São João do Sobrado também é um dos nossos objetivos”, destacou o prefeito.

Publicado em terça-feira, 05 de setembro de 2017