Prefeito Arnóbio Pinheiro visita obras de fechamento da barragem

O prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro e o seu vice Paulo Jovânio juntamente com o Presidente da Câmara de vereadores, Iverlan Moreira Barbosa estiveram na última semana visitando as obras de conclusão de fechamento da Barragem do Rio Itaúninhas que fica entre  os município de Pinheiros e Boa Esperança.

De acordo com a Secretaria Estadual de Agricultura, a previsão para conclusão das obras de fechamento está prevista para ocorrer até o dia 30 de agosto deste ano.

“Estou mais tranquilo com o que presenciei hoje, a conclusão desta obra não é somente uma conquista do prefeito Arnóbio, do governo do estado, do Prefeito de Boa Esperança e demais lideranças, esta obra é uma grande vitória dos moradores dos dois municípios que tanto almejou o fim desta novela, acredito que em breve teremos um final feliz”, salientou o prefeito Arnóbio Pinheiro.

Esta é a fase final para que o reservatório entre em operação. O anúncio foi feito no mês passado pelo Secretário Estadual de Agricultura, Octaciano Neto.

Segundo explicou o secretário, trata-se do fechamento da galeria que servia para que as águas do Rio Itauninhas passassem. Com o fechamento dela, que possui quatro metros de altura por quatro metros de largura e cinco metros de profundidade, a agua passará a ser reservada na barragem. Após isso, o reservatório fica pronto para entrar em funcionamento.

“A SEAG está finalizando as obras e os serviços de fechamento da barragem de Pinheiros. Temos duas frentes de trabalho. Uma frente faz a limpeza, o tratamento e a impermeabilização do maciço do barramento, para o início da concretagem para fechar a galeria. A concretagem final e o tamponamento são a última etapa para a barragem entrar em funcionamento. A segunda frente de trabalho está fazendo a limpeza, a desinfecção e a desobstrução da área a ser alagada”, disse o secretário Octaciano.

A Barragem de Itauninhas será a maior de todo o Estado, com capacidade de 17 bilhões de litros de água, quantidade suficiente para abastecer uma população de 310 mil habitantes por um período de um ano. A área alagada será de 270 hectares, em uma extensão de aproximadamente 10 quilômetros. Para a conclusão estão sendo investidos aproximadamente R$ 8,5 milhões.

[caption id="attachment_8013" align="alignnone" width="250"] " O Prefeito Arnóbio Pinheiro e o seu Vice Paulo Jovânio juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores de Pinheiros, Iverlan Barbosa, estiveram visitando as obras de conclusão de fechamento da Barragem do Rio Itaúninhas".[/caption]

Publicado em quarta-feira, 02 de agosto de 2017