Após três anos de atuação, médicas Cubanas deixam Pinheiros

 

Após três anos de atuação em Pinheiros, as médicas cubanas Dra. Teresa Leyva Rodriguez e Yulaimy Lopez Martinez, irão deixar o Brasil nos próximos dias. Já se passaram três anos desde a chegada das médicas do Programa Mais Médicos ao municipio. Ao longo deste período, as profissionais tiveram uma excelente avaliação tanto da equipe da saúde quanto dos moradores.

Mas recentemente o contrato do Programa Mais Médico do Brasil com Cuba se encerra. Por esse motivo as profissionais terão que deixar o País. Muito elogiada pela pontualidade, atenção, cuidado, zelo e acima de tudo pelo atendimento humanizado. Nesta segunda-feira, 31 de julho, as médicas irão viajar rumo ao seu País de origem.

Na última quinta feira, 27, aconteceu a despedida de alguns amigos, do Secretário Municipal de Saúde, Ivan Silvestre, do prefeito Arnóbio Pinheiro, do Presidente da Câmara de vereadores, Iverlan Moreira, do vereador Edvan Alves, o Secretário Municipal de Administração e Finanças, Val Andrade, e colegas da equipe em que as profissionais trabalharam ao longo deste período.

A cerimônia de despedida que ocorreu no Gabinete do Prefeito Arnóbio Pinheiro foi bastante emocionante, entre sorrisos e lágrimas as profissionais receberam lindas homenagens. “Em nome do povo de Pinheiros e das equipes de Saúde, os nossos agradecimentos as Dras, Teresa e Yulaimy, pelos três anos de trabalho dedicado ao nosso povo e o carinho dispensado a todos os pacientes. Somente Deus para retribuir tudo que as Senhoras fizeram pela nossa gente”, enfatizou e agradeceu o prefeito Arnóbio Pinheiro.

O secretário de Saúde, Ivan Silvestre e o Presidente da Câmara de vereadores, Iverlan Moreira, juntamente com a Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Camila Guedes, lembraram o inicio dos trabalhos das médicas no município e a importância de cada uma para o avanço do Programa Saúde da Família no município e agradeceu o empenho de cada uma durante estes três anos em Pinheiros.

A médica Teresa Rodriguez relembrou a emoção que foi quando chegou para trabalhar em Pinheiros, os obstáculos que foi preciso superar, os momentos alegres, e a tristeza em ter que deixar o município e o Brasil.

“A sensação é muito desencontrada, no inicio tudo foi maravilhoso, chegamos, fizemos diversas amizades, trabalhamos, nos emocionamos e aprendemos muito com o povo de Pinheiros. O Pinheirense é muito Hospitaleiro, humano. O meu coração está cheio de alegria e tristeza. Alegria por ter vindo para Pinheiros, e triste por ter que partir, irei embora, mas com a consciência do dever cumprido”, emocionou a médica Teresa Rodriguez.

A Dra Teresa agradeceu o carinho que teve dos colegas e pacientes durante o período que trabalhou em Pinheiros.

“Só tenho a agradecer a todo mundo que sempre foi bastante prestativo. Os pacientes, funcionários, os colegas de trabalho, a prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, enfim, a todos que nos receberam com bastante carinho e respeito, o nosso muito obrigado”, agradeceu a médica.

Concluindo, a médica Teresa, lembrou do medo que teve para se adaptar a cultura do Brasil e ao mesmo tempo do apoio que teve dos colegas.

“ Em outros lugares, vários colegas médicos tiveram problemas de adaptação e relacionamento com alguns profissionais, devido à adaptação, entretanto, em Pinheiros tudo foi diferente, realmente so tenho a agradecer.

“Aqui conquistei uma segunda família, tanto os pacientes como os colegas de trabalho me adotou como membro de suas famílias, graças a Deus que tudo ocorreu bem, estão indo para Cuba, mas levarei uma parte de Pinheiros no meu coração. Tornei-me Pinheirense de coração”, emocionou Dra Teresa.

Quem também se emocionou e não conteve as lágrimas da despedida foi a médica Yulaimy Lopez Martinez, que trabalhou dois meses na Unidade de Saúda da Família no bairro Vila Nova e em seguida foi transferida para o Distrito de São João do Sobrado, onde trabalhou até o dia de voltar para Cuba.

“Infelizmente, tudo tem um inicio, meio e fim, e o nosso chegou aqui em Pinheiros. Todo inicio foi maravilhoso durante a minha passagem por Pinheiros, entretanto, teve um agravante, vim para o Brasil e deixei o meu filho de três anos em Cuba com os meus pais, e já faz praticamente 18 meses que não o vejo, é muito difícil para uma mãe passar por essa situação, mas o aprendizado durante o período em que estive em Pinheiros foi muito grande e maravilhoso, estou indo embora, mas com certeza vou com a consciência do dever cumprido”, salientou a médica Yulaymi.

Com os olhos em lágrimas, a Dra Yulaymi falou da tristeza em ter que voltar para Cuba e também da alegria sem saber que o seu objetivo foi alcançado.

“Depois de três anos em Pinheiros, terei que voltar para o meu País, mas o coração está partido, pois deixarei muitos amigos aqui, e levo comigo muita saudade e boas lembranças. Acredito que o meu objetivo foi alcançado, procurei oferecer o melhor de mim em prol da saúde dos pacientes, levarei comigo muita experiencia de vida, profissional, um coração mais fraterno e mais humano, tudo isso graça ao povo desta cidade maravilhosa”, pontuou a médica.

Ainda com os olhos brilhando em lágrimas, a Dra Yulaimy lembrou com muita emoção do povo de São João do Sobrado e agradeceu pela receptividade  dispensada a sua pessoa.

“Neste momento de despedida, só tenho a agradecer ao povo de São Joao do Sobrado, eles me acolheram muito bem, hoje posso afirmar que sou uma filha adotiva de São João do Sobrado. A gratidão e o amor que tenho por aquele povo é imensurável. Já mais vou esquecer-me tudo que fizeram por mim. Que Deus possa abençoar todo aquele povo, pois eles merecem ser feliz, emocionou e agradeceu a Dra Yulaimy.

Demonstrando muita emoção e amor pelo povo de Sobrado e pelos colegas de trabalho, a Dra Yulaimi lembrou também de toda a sua equipe que desempenhou um papel muito importante em prol da população.

“A despedida é bastante difícil, sempre me lembrarei daquele abraço, daquele aperto de mão. Tentei não me emocionar, mas não conseguir conter as minhas lágrimas no momento da minha partida.

Yulaimy se lembrou da sua chegada a Pinheiros, os obstaculos que foi preciso superar e das amizades construidas.

“Quando cheguei a Pinheiros, trabalhei durante dois meses na Unidade de Saúde do Bairro Vila Nova, a equipe é maravilhosa, muito humana e profissional. Aproveito este momento de despedida para agradecer a toda equipe que me acolheu com muito carinho e profissionalismo e que me ajudou durante o período de transição e adaptação, esse carinho foi fundamental para superar os obstáculos surgidos, principalmente a distancia da minha família e do meu país”, lembrou a Dra Yulaimy.

“Toda despedida é complicada, porque mexe com o nosso coração e o emocional, mas a única coisa que posso deixar para os meus pacientes de Pinheiros e principalmente de São João do Sobrado, é a minha gratidão, tudo que vocês fizeram por mim não tem preço, realmente só tenho a agradecer, essa é a mensagem que deixo para vocês”, agradeceu emocionada.

De acordo com as médicas Teresa e Yulaimi, ao chegarem a Cuba, vão matar a saudade da familia, tirar umas férias e depois voltar ao batente, provavelmente trabalhando em outro programa semelhante ao Mais Médico do Brasil.

Durante a cerimonia de homenagens, as Cubanas receberam vários presentes das colegas de trabalho, o prefeito Arnóbio presenteou as medicas com um Cartão Postal do Município autografado por ele, pelo Presidente Iverlan e o Secretário Municipal de Saúde, Ivan Silvestre.

 

Publicado em sexta-feira, 28 de julho de 2017

ACOMPANHE A PREFEITURA

Horário de Atendimento

O funcionamento da Prefeitura Municipal de Pinheiros é Segunda a Sexta 07:00 às 11:30 e 13:00 ás 16:00

Fale Conosco

CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR OS TELEFONEs E ENDEREÇOS
E-mail: [email protected]
(Não permitido para envio de publicidade, propagandas e oferecimento de produtos e serviços, inclusive cursos)

Endereço

Av. Agenor Luís Heringer, 231, Pinheiros – ES, cep.: 29980-000