Prefeito Arnóbio Pinheiro participa do II Encontro de Gestores das Polícias Militares da Tríplice Divisa

[caption id="attachment_7958" align="alignleft" width="250"] "O Presidente da Câmara de Vereadores, Iverlan Moreira, o Vice Prefeito, Paulo Jovânio e o Prefeito Arnóbio Pinheiro em posição de sentido em respeito ao Hino Nacional".[/caption]

O prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro e o seu Vice Paulo Jovânio, juntamente com o Presidente da Câmara de Vereadores, Iverlan Moreira Barbosa, participaram na tarde desta última quinta-feira (27), no auditório do IFES em Nova Venécia, do II Encontro de Gestores das Policiais Militares da Tríplice Divisa dos Estados do Espírito Santo, de Minas Gerais, e da Bahia. A programação continuou nesta sexta-feira (28). A abertura do evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMES, Coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, do Comandante da 11ª Região da PMMG, no Norte de Minas, Coronel Klevson Pires Martins, do Comandante de Operações da PMBA, Coronel Paulo de Tarso Alonso Uzêda, da subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), a delegada GracimeriGaviorno, da Promotora da Auditoria da Justiça Militar do Espírito Santo, Karla Dias Sandoval Mattos Silva, além de outras autoridades civis e militares. De acordo com os coordenadores do evento, diante do avanço da violência e da criminalidade na Tríplice Divisa dos Estados do Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia, sobretudo nos crimes de tráfico de drogas, homicídios, roubos de veículos/carga e a ameaça do “novo cangaço”, se faz necessário uma integração entre as Agências de Inteligência Policial Militar da Tríplice Divisa, para produzir conhecimentos eficientes, alinhar o “Modus Operandi” e subsidiar a tomada de decisões adequadas e seguras no planejamento de ações estratégicas essenciais ao enfrentamento dessas ameaças.

[caption id="attachment_7960" align="alignleft" width="250"] "Comandantes das Policias Militares da tríplice divisa ES, BA e MG compuseram a mesa de autoridades presentes no evento".[/caption]

O comandante-geral da PMES, coronel Nylton Rodrigues Ribeiro Filho, na abertura do evento, destacou que ser eficiente é missão das polícias e apontou a entrega de novas viaturas para a PMES, em cerimônia realizada na manhã de hoje, como um dos meios para alcançar essa eficiência. Assinalou ainda que o encontro proporciona mais eficiência para as três instituições. “Este encontro aproxima as pessoas, serve para socializar as informações para que nos tornemos mais eficientes”, finalizou o coronel Nylton. Para a subsecretária de Integração da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Gracimeri Gaviorno, a integração é fundamental para o sucesso da segurança. Ela disse ainda que o modelo alcançado na Tríplice Divisa pode ser pensado para outras regiões. "Esse trabalho de integração é importantíssimo. Ele aproxima polícias diferentes, mas com mesma linguagem. Isso garante rapidez no patrulhamento e na resolutividade dos casos já consumados. Além disso, amplia a segurança das comunidades atendidas por esses batalhões e companhias", destacou a delegada. Nesta quinta foram realizadas três palestras com as seguintes temáticas: “A Evolução da Atividade de Inteligência e Novas Perspectivas para a Inteligência Policial no Brasil”, ministrada pelo coronel da reserva da PMES José Nivaldo Campus Vieira; “Crimes na Tríplice Divisa”, ministrada pelo major da PMBA Anacleto França da Silva e “A Atividade de Inteligência e o Enfrentamento Criminal no Mundo Globalizado”, ministrada pelo Oficial de Inteligência da ABIN Gibran Ayupe. A programação continuou nesta sexta-feira (28) com outras quatro palestras.

Publicado em sexta-feira, 28 de julho de 2017