Escola Carlos Lindenberg finaliza mais uma etapa do projeto ‘Escola Parceira do bairro’

A Escola Governador Carlos Lindenberg, no Bairro Santo Antônio, concluiu mais uma etapa do projeto “Escola parceira do Bairro”.

De acordo com o Diretor, Ailton Balbino, o projeto é uma ação da Secretaria de Educação de Pinheiros que visa implementar ações das escolas da rede municipal de ensino em torno das necessidades dos bairros em que estão inseridas.

“Em virtude desse projeto, a E.M.P.E.F. “Governado Carlos Lindenberg lançou o projeto TRANSFORMANDO A MINHA ESCOLA EM PARCERIA COM O BAIRRO”, que tem como objetivo melhorar o ambiente escolar, tornando-o um lugar agradável, prazeroso e seguro”, explicou o diretor.

Ainda de acordo com Ailton Balbino, para tornar o projeto mais eficiente e tornar a família uma parceira para o desenvolvimento da escola, diversas ações serão desenvolvidas.

“Já realizamos diversas atividades e ainda temos algumas metas a serem batidas, entre elas, a revitalização do jardim em frente à escola, arborização da quadra e do entorno da escola, a construção da história da escola, concurso de poemas e poesias, palestra sobre a preservação do meio ambiente”, enfatizou o diretor.

Continuando, o Diretor Ailton Balbino, disse ainda que todas essas ações serão desenvolvidas em parceria com o bairro e irá solicitar o apoio do prefeito Arnóbio Pinheiro, para que algumas ações sejam concretizadas, como por exemplo,  grades para o fechamento da frente da escola, evitando situações constrangedoras e a construção de um auditório, tendo em vista que a Escola conta com mais de 600 alunos matriculados e não possui um auditório para reuniões e eventos.

Como parte do projeto, recentemente o corpo docente da Escola juntamente com os alunos realizam algumas ações que movimentou o Bairro e toda a Comunidade escolar, entre elas, uma entrevista realizada por um casal de alunos, com o Vice Prefeito, Paulo Jovânio.

Na ocasião os alunos puderam aprender bastante sobre a história do bairro, da escola e do município, inclusive, sobre a vida do fundador do município e a origem dos antigos desbravadores e dos avanços econômicos que a cidade obteve nos últimos 50 anos.

Fechando à tarde de programação do projeto com chave de ouro, os alunos e a comunidade foram presenteados com lindas apresentações, realizadas na quadra da Escola.

A Escola que foi a grande vencedora do 1º Festival de quadrilhas Juninas, reapresentou a dança para os mais de 300 alunos que compareceram a quadra da escola.

O Diretor Ailton Balbino, destacou a alegria dos alunos em desenvolver o projeto.

“A escola recebeu o projeto com muito entusiasmo e estão sempre querendo inovar. Eles estão demonstrando muita força de vontade para deixar a escola mais bonita e mostrar os trabalhos que são feito por eles, o desejo de nossos alunos é que a escola fique mais aconchegante para receber seus familiares durante as reuniões, salientou o diretor.

O Diretor, explicou ainda, que todas as ações realizadas estão relacionadas com o projeto, Formação Continuada (FOCO), que tem por objetivo, organizar e animar situações de aprendizagem, conhecer, em uma determinada disciplina, os conteúdos a ensinar e sua tradução em objetivos de aprendizagem, trabalhar a partir das representações dos alunos, trabalhar a partir dos erros e obstáculos à aprendizagem e construir e planejar dispositivos e seqüências didáticas.

“Não tem como falar em educação de qualidade sem mencionar uma formação continuada de professores; que já vem sendo considerada, juntamente com a formação inicial, uma questão fundamental nas políticas públicas para a educação. A escola está desempenhando vários e novos papéis na sociedade atual; este vem sendo um campo de constante mutação, e o professor tem um papel central: é ele o responsável pela mudança de atitude e pensamento dos alunos, salientou Ailton Balbino.

“O professor precisa também estar preparado para os novos e crescentes desafios desta geração que nunca esteve tão em contato com novas tecnologias e fontes de acesso ao conhecimento (o que inclui a internet), como hoje, finalizou o diretor.

Publicado em quarta-feira, 05 de julho de 2017