Prefeitura realiza 12ª Conferência de Assistência Social e elabora propostas

A 12ª Conferência Municipal de Assistência Social de Pinheiros foi realizada na manhã desta quinta feira (29/6), no Centro de Referência e Assistencia Social (CRAS). Com o tema “Garantias de Direitos no Fortalecimento do “SUAS”, que é o Sistema Único de Assistência Social.

A Conferência teve a participação do prefeito de Pinheiros, Arnóbio Pinheiro, do Vice Prefeito, Paulo Jovânio, dos Secretários Municipais, Val Andrade, de Administração e Finanças, Claúdia Pessin, de Assistência Social, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Maria Zeneide Guimarães Franca Venturine, do Presidente da Câmara de vereadores, Iverlan Barbosa,vereador Lucas Sá, lideranças religiosas, Conselheiros Tutelares, Agentes Municipal de Saúde, Assistente Social da Prefeitura Municipal de Nova Venécia e Palestrante, Zunara Cresmasco,  usuários, sociedade civil, servidores e representantes de diversos conselhos.

Após as explanações das autoridades presentes e a leitura do regimento interno realizado pela Assistente Social, do CRAS, Luciana Passos, os participantes se dividiram em grupos para discutirem 4 eixos temáticos (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação) para elaborar o relatório final.

A banda Marcial, Sol Maior, do Copbem, composta por crianças e adolescentes, fez a abertura do evento com lindas canções, que emocionou as autoridades e público presente.

Os grupos também elegeram os delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social, que está previsto para ocorrer de 26 a 28 de outubro de 2017 em Vitória.

O prefeito Arnóbio Pinheiro destacou a importância da participação dos usuários para melhorar as políticas públicas no desenvolvimento Social.

“Considero de suma importância esta conferencia. A participação de todos é muito importante para o bom desenvolvimento da Assistência em nosso município, que conta com diversas unidades e usuários. As pessoas têm que ter a oportunidade para saíram da situação de vulnerabilidade social e evoluírem”, enfatizou o prefeito Arnóbio.

Arnóbio destacou também os grandes avanços que o município teve durante os últimos anos e citou um caso de superação e assistência social praticado pelo cidadão Tiago que não permitiu que a sua deficiência física impedisse de ajudar o amigo Fábio que está tetraplégico após sofrer um acidente. Tiago está realizando uma ação entre amigos para construir uma casa mais confortável para o seu amigo. A sua história emocionou os presentes.

A palestrante Zunara Cremasco, ressaltou a importância da garantia da Assistência Social eficiente e a participação de todos os órgãos para a evolução da sociedade e o respeito que toda sociedade deve dispensar as pessoas que vivem em condições de vulnerabilidade social.

O evento é uma ação conjunta entre a   Prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social em parceria com o Conselho Municipal de Assistência Social e o Centro de Referencia Especializado e Assistência Social (CREAS), cujo objetivo é avaliar a política de Assistência Social e redefinir diretrizes para os próximos dois anos.

Publicado em sábado, 01 de julho de 2017