Prefeitura promove atividades em comemoração a Semana do Meio Ambiente

Com o tema “Semeando Atitudes”, a Prefeitura de Pinheiros por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente em parceria com empresas privadas, escolas, igrejas e sociedade civil estará realizando a Semana de Meio Ambiente com prática de diversas atividades, entre os dias 03 a 11 de junho. As atividades e ações são alusivas ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A programação inclui exposição, distribuição de mudas nativas, palestras, mutirão de limpeza, implantação de placas educativas em proteção ao meio ambiente, lixeiras, Revitalização do Calçadão da saída de São Mateus em parceria com a Constrular Borsói e sociedade civil, entre outras atividades. De acordo com a Bióloga da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Simone Alves Fernandes, a revitalização do Calçadão (Saída de São Mateus) tem como objetivo aproveitar um espaço público para ser referência de cidadania, responsabilidade ambiental e compromisso social. “As ações desenvolvidas ocorrerão em duas etapas: a primeira em 04/06/17 com limpeza, implantação de placas e lixeiras; a segunda acontecerá no dia 11/06/17 com a revitalização dos postes”, explicou Simone Fernandes. Entre as diversas atrações, haverá também conscientização porta a porta, com visitas e orientações de moradores do entorno, com realização de panfletagem.

Cinco ações que você pode fazer para proteger o meio ambiente

1. Plante árvores Uma árvore equivale a quatro aparelhos de ar condicionado ligados 24 horas refrescando a cidade. Pode se preparar para sair de casa de guarda-sol, pois a previsão é de que em 2030, nossas matas podem acabar. 2. Deixe o carro em casa, pratique esportes Ao mesmo tempo em que ajuda a salvar o planeta e evitar o efeito estufa, você pode ficar saudável. Em outras palavras, você pode evitar o efeito estufa na sua barriga e se dar bem. 3. Reduza o lixo que você gera Você consome o que o seu organismo necessita, e joga fora o que não é comestível. O meio ambiente não se alimenta das suas embalagens. Compre produtos duradouros e evite os descartáveis. 4. Recuse sacolas Plásticas Ao realizar as suas compras, leve de casa a sua própria sacola. Assim você ajuda o meio ambiente a se livrar desta poluição. Ao te oferecerem uma sacola no comércio, no mercado ou na feira, diga NÃO. 5. Dê a destinação correta ao seu lixo Reutilize tudo o que for possível. O óleo de cozinha usado pode ser utilizado para produzir sabão. Papelão, plástico e latinhas podem ser doados para catadores de materiais recicláveis. Use o verso do papel para impressão ou rascunho.

Publicado em terça-feira, 30 de maio de 2017