Hospital de Pinheiros realiza mais de 11 mil atendimentos em 4 meses

O Hospital Municipal de Pinheiros voltou a bater o próprio recorde no número de atendimentos. Referência em saúde para vários municípios vizinhos, o Hospital atende uma população com mais de 30 mil habitantes. Somente nos quatro primeiros meses deste ano, foram onze mil, setecentos e trinta atendimentos, entre 01 de Janeiro a 30 de abril, entre, consultas, internamentos e cirurgias eletivas. Em relação a cirurgias eletivas, aquelas onde não apresentam risco eminente de morte, houve um aumento considerável. Todas as Unidades do Município e da Zona Rural realizaram no mesmo período, quatorze mil e quatrocentos e nove atendimentos. Totalizando Três mil, seiscentos e setenta e nove a mais que o Hospital. A Unidade de Saúde da Família Nova Galiléia foi a que realizou mais atendimentos, no mesmo período foram quatro mil, trezentos e quarenta e quatro atendimentos, seguida da Unidade do Bairro Jundiá que atendeu dois mil, quinhentos e vinte e nove pacientes. A Unidade Sanitária do Programa Saúde da Família do Bairro Vila Nova ficou em terceiro, com Hum mil, novecentos e trinta e nove atendimentos. A Unidade do Distrito de São João do Sobrado ficou em 6º lugar com Hum mil, Oitocentos e cinqüenta e um atendimentos, perdendo para a Unidade do Bairro Jardim Planalto que atendeu Hum mil, oitocentos e oitenta e sete pacientes. Todas as Unidades de Saúde da Zona Rural e Zona Urbana juntamente com o Hospital, realizaram 27.139 atendimentos. Esse número total é como se toda a população do município tivesse sido atendida durante quatro meses. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o município possui uma população estimada em 26.863 pessoas. Partos! O Hospital de Pinheiros realizou um número considerável de partos entre o dia 01 a 30 de abril. Foram vinte e oito partos normais, e 41 cesarianas, totalizando 69. Somente o Hospital, conta com 20 médicos, sendo que metade deles foram responsáveis por mais de 70% dos atendimentos, ou seja, realizaram mais de oito mil atendimentos neste período. Hospital Roberto Silvares! O Hospital Estadual Roberto Silvares em São Mateus, que é referência na região em casos de urgência e emergência e ainda atende pacientes do Sul da Bahia, realizou Hum mil e quinhentos atendimentos nos 10 primeiros dias de maio, enquanto o Hospital de Pinheiros atendeu Hum mil e cem pessoas. Considerando o porte do Hospital, a sua localidade e demanda, o número de atendimentos realizados pelo Hospital de Pinheiros, é proporcionalmente superior ao Hospital Estadual.

Reestruturação! Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Pinheiros, Ivan Silvestre, em breve o hospital e as Unidades de Saúde passarão por uma reestruturação. Pensando em proporcionar melhores condições de trabalho, mais conforto e segurança aos profissionais e pacientes Pinheirenses, a Prefeitura Municipal de Pinheiros por meio da Comissão Permanente de Licitação realizou recentemente, Pregão Presencial referente a 05 (cinco) emendas parlamentares no montante de R$ 809.980,00 destinadas exclusivamente à Secretaria Municipal de Saúde. Unidades de Saúde! Foram licitados diversos itens que serão utilizados nas Unidades de Saúde, tais como: Ar Condicionados, Câmara para Conservação de Vacinas, mobiliário para consultórios, Projetor Multimídia, Impressoras a Laser Multifuncional, Televisores, Bebedouros, Reanimador Pulmonar, Otoscópio, Colposcópio, Mesa Ginecológica, Detector Fetal, Oftalmoscópio, Laringoscópio, Balanças Antropométricas, Projetor Multimídia, entre outros. Atenção Básica de Saúde! De acordo com o secretário Municipal de Saúde, Ivan Silvestre, 03 (três) emendas parlamentares foram destinadas para a Atenção Básica em Saúde para aquisição de equipamentos e materiais permanentes, disponibilizadas pelos Deputados Federais: Jorge Silva, no valor de 150 mil reais, Helder Salomão, 100 mil reais e Paulo Folleto, 111 mil reais. Hospital! Além da Atenção Básica em Saúde, o Hospital Municipal de Pinheiros também foi beneficiado com 02 (duas) emendas parlamentares para a aquisição de equipamentos e materiais permanentes, destinadas pelos Deputados Federais: Dentre os itens que serão adquiridos para o Hospital estão: 01 (um) Aparelho de Ultrassom Diagnóstico no valor de R$ 89.800,00, 01 (um) Grupo Gerador (101 a 300 KVA) no valor de R$ 94.700,00, 01 (um) Cardioversor no valor de R$ 21.400,00, 30 (trinta) Camas Hospitalar Mecânica, 05 Camas Hospitalar Elétrica, Berços para recém nascidos, Aspirador de Secreção Elétrico, Detector Fetal, Carro Térmico para Alimentos, Desfibrilador Externo Automático, Colposcópio, Televisores, Central de Nebulização, Poltrona Hospitalar, Oxímetro de Pulso, Mesa Ginecológica, Reanimador Pulmonar, Laringoscópio Adulto, Criocautério, dentre outros. Raios – x O Hospital conta ainda com um moderno equipamento de Raios – x digital, onde é realizado em torno de 100 exames por dia, além de exames laboratoriais e Eletrocardiograma.

Publicado em segunda-feira, 29 de maio de 2017