Morador que jogar lixo na rua será multado pela prefeitura de Pinheiros

Quem insistir em jogar lixo, galhos de árvores e entulhos nas ruas poderá ser multado pela prefeitura de Pinheiros. A medida, que visa acabar com o lixo e restos de material de construção descartados em via pública, é da Secretaria Municipal de Obras, Urbanismo e Meio Ambiente de Pinheiros.

Os fiscais de posturas da prefeitura ficarão com a responsabilidade de fiscalizar os moradores que desrespeitarem o Código de Postura do município.

Notificações e conscientização marcam o trabalho inicial dos representantes da administração municipal, que há muito tempo está solicitando aos moradores que evite jogar lixo e entulhos nas ruas, sem antes ligar para o disk entulho e fazer o agendamento.

A secretaria municipal de meio ambiente vêm solicitando aos moradores que fiquem atentos ao horário que o caminhão do lixo passa para recolhê-lo, evitando que seja jogado na rua após a passagem do caminhão.

“Nosso objetivo não é multar, é mudar o comportamento. Caso não se resolva, aí parte-se para a multa, que pode crescer progressivamente. O nosso trabalho é no sentido de mostrar que a responsabilidade pela limpeza da cidade não é somente do município, é também do morador”. Explicou o         Secretário de Obras e Meio Ambiente, Saulo Favaro.

Mas para que a advertência seja dada ou a multa aplicada, é preciso que haja flagrante. Por isso, a prefeitura vai contar com a ajuda de fiscais e moradores para punir quem joga lixo e entulhos nas ruas e calçadas sem autorização do setor competente.

A Bióloga da Prefeitura, Simone Fernandes, informou que quem desejar realizar o agendamento para recolhimento de entulhos e galhos de árvores, pode ligar para o numero 27 998687654.

Simone ressaltou que este serviço estará disponível apenas para as pessoas que não possui condições de pagar as despesas com uma caçamba particular.

FOTOS E MATÉRIA- Juscimar Pereira.

Publicado em terça-feira, 14 de fevereiro de 2017