Mil Vagas de Emprego, quase a metade já para o 2º Semestre desse ano!

Placas do Brasil já é uma Realidade!

A empresa Placas do Brasil anunciou o início das obras da fábrica de MDF que será instalada às margens da BR101 entre os municípios de Pinheiros e Pedro Canário, e a notícia se espalhou rapidamente pelas redes sociais por se tratar de grande oportunidade de emprego para várias famílias da região que passam por um período difícil. Para o Prefeito Antônio Carlos Machado, essa notícia veio na melhor hora: ‘‘Essa notícia veio pra nos dar mais ânimo e determinação para continuar trabalhando para fortalecer nosso município e a região em um momento em que a população carece de empregos e oportunidades de crescimento. Com o inicio das obras, esse empreendimento vai beneficiar quase 500 profissionais de diversas áreas e vai oportunizar um ótimo resultado na economia do nosso município. Parabéns a empresa Placas do Brasil, aos empresários que compõe o Grupo, e agradecemos por escolher a nossa região para instalar a empresa e que esse empreendimento seja um sucesso’’.

13151484_1026357417419816_7260642139374287996_n

O Protocolo de Intenções entre Governo do Estado, prefeitos e empresários da Placas do Brasil S/A para a implantação da fábrica de MDF (Medium Density Fiberboard), em Pinheiros, e do Pólo Logístico e Moveleiro em Pedro Canário. Os empreendimentos fazem parte da política de descentralização e diversificação do desenvolvimento do Governo do Estado. A solenidade foi realizada no dia 08 de novembro de 2012 no Palácio Anchieta.

O MDF é a principal matéria-prima da indústria moveleira, que é de grande importância para a economia capixaba. O projeto é de um grupo de 48 empresários do Norte do Estado, prevê um investimento de R$ 468 milhões para a fábrica, gerando aproximadamente 500 empregos na construção, 150 na fábrica e mais de 400 para o cultivo e transporte de eucalipto.

Projeto do Pólo

Junto com a fábrica será implantado o Polo Logístico e Moveleiro que terá um investimento da ordem de R$ 7 milhões, oferecendo 70 empregos diretos e 50 indiretos.

O Pólo Logístico e Moveleiro será um elemento de atração de novas empresas do setor no Espírito Santo.

A principal matéria-prima da fábrica de MDF será o eucalipto e atenderá inicialmente a demanda do Pólo Moveleiro de Linhares, que atualmente possui uma demanda de mais de 12 mil metros cúbicos de painéis de MDF ao mês. A produção estimada da fábrica em Pinheiros é de 20 a 25 mil metros cúbicos/mês.

Curso de Capacitação Profissional

Para atender o empreendimento a Agência Municipal de Desenvolvimento AMDE/ Pinheiros  trouxe cursos de capacitação que qualificou mais de 200 profissionais entre 2012 e 2013, estes irão trabalhar na construção das instalações e manutenção da fabrica. São operários da construção civil, soldadores mig mag, eletricistas e mecânicos.

Parcerias

Para que esse projeto chegasse a essa etapa foi necessário à participação e empenho das prefeituras e câmaras de Pinheiros e Pedro Canário, o apoio fundamental do governo do estado e das famílias Orletti e Simoneti que compõe esse Grupo e trabalharam muito para que essa empresa pudesse se instalar aqui na região.

A Câmara de Vereadores de Pinheiros entendendo que esse empreendimento trará muitos benefícios para a região aprovaram em 2015 o projeto de Lei 1257/2015 que cria incentivos e benefícios fiscais a essas empresas para que elas possam reverter em investimentos que venham beneficiar o município e toda região.

Visita à Fábrica de MDF no Estado do Pará

Em Março de 2015 o prefeitos Antonio Carlos Machado, (Pinheiros) e Antônio Wilson Fiorot (Pedro Canário), acompanhados do Secretário de Estado da Agricultura, Aquicultura e Pesca Octaciano Neto, o secretário de Planejamento da Prefeitura de Pinheiros Abdias Santana, o presidente do Conselho de Administração da Placas do Brasil Luis Soares Cordeiro, fizeram uma visita a fábrica de MDF (madeira de média densidade) Florapac localizada no município de Paragominas (PA), que puderam conhecer de perto a estrutura e as etapas para a implantação desse projeto em nossa região.

[gallery ids="4804,4805,4806,4807,4808,4809"]

Mais de oito municípios capixabas vão servir como fornecedores de eucalipto, matéria-prima para a fabricação das placas de MDF. A meta é plantar mais de 18 mil hectares que irá abranger todo o norte capixaba, sul da Bahia e Minas Gerais.

O Presidente do PRODNORTE e Prefeito de Pinheiros Antonio Carlos Machado faz um agradecimento a todos que estão contribuindo com a implantação deste grandioso projeto que irá fortalecer toda região: ‘‘Uma obra dessa magnitude só é possível graças ao envolvimento de diversos parceiros, como Governo do Estado que está acreditando no norte, a compreensão de outros Prefeitos que entenderam que Pinheiros e Pedro Canário precisavam dessa oportunidade, aos empresários da Placas do Brasil que acreditaram que esse projeto pudesse se consolidar na nossa região.’’ Ressalta ainda os benefícios que trará para os municípios: ‘‘Nós estamos trabalhando para que as futuras administrações tenham mais tranquilidade na geração de renda e melhor estabilidade na economia, gerando oportunidades e melhorias dos municípios.’’

Publicado em terça-feira, 10 de maio de 2016