PREFEITURA FAZ AULA INAUGURAL DE NOVE CURSOS PROFISSIONALIZANTES

300 CURSISTAS PARTICIPARAM DA AULA DE ABERTURA DOS CURSOS.

A Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico de Pinheiros – AMDE, realizou na noite desta quinta-feira, 22, a aula inaugural de nove cursos de qualificação profissional que serão oferecidos através do IFES (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo), SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).

São trezentas vagas para cursos de Operador de Computador, Reparador de Computador, Cuidador Infantil, Auxiliar de Saúde Bucal, Pintor de Obras e Residencial, Pães e Biscoitos, Derivados do Leite, Ferrageamento e Casquilhamento de Cavalo e Eletricista, distribuídas para a sede do município, distrito de São João do Sobrado e comunidade de Vila Fernandes.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico de Pinheiros Silvia Damasceno Machado, as parcerias com o Sebrae, Senar, Senai e Ifes tem dado muitos frutos desde 2009. “São muitos resultados positivos com pessoas trabalhando, montando negócios e gerando empregos e renda para o município”, afirmou.

[caption id="attachment_6024" align="aligncenter" width="1000"]Silvia lembrou que Pinheiros é uma referência no estado em empreendedorismo e qualificação profissional. Silvia lembrou que Pinheiros é uma referência no estado em empreendedorismo e qualificação profissional.[/caption]

Silvia confidenciou que toda a equipe da AMDE, a quem agradeceu publicamente, estava muito feliz por estar dando inicio a abertura de mais uma leva de nossos cursos. “Graças ao comprometimento de todos, hoje somos uma referência no Espírito Santo. Aonde chegamos somos tratados como a ‘cidade do empreendedorismo’ e ‘das oportunidades’, e sei que é fruto do empenho da sociedade, que abraça os cursos e participam maciçamente. Abraçam as oportunidades que são oferecidas pela prefeitura”, disse a secretária.

O município de Pinheiros trabalha o empreendedorismo desde 2009 e são inúmeros casos de pessoas que se qualificaram e ingressaram no através dos cursos de capacitação e qualificação profissional oferecidos pela prefeitura de Pinheiros.

Durante sete anos da gestão do prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, foram ofertados 168 cursos profissionalizantes que qualificaram 3.974 (três mil novecentos e setenta e quatro) alunos.

O resultado deste investimento em pessoas foi a formalização de 896 alunos que se formalizaram e tornaram-se micro empreendedores individuais, passando a serem donos de seus próprios negócios.

O vereador Fábio Teixeira, que participou da aula inaugural, lembrou que este investimento que o prefeito Antonio da Emater faz em pessoas dura para a vida toda. “Conhecimento só nos é tirado quando descemos à sepultura”.

Cleomar Soares, vereador, foi categórico ao dizer que não é toda cidade que oferece cursos como a prefeitura de Pinheiros oferece. E para Mauro Lúcio, o vereador Maurão da Purina, o prefeito tem visão de fazer obras, mas principalmente de investir nas pessoas.

A população pinheirense é a principal protagonista destes cursos, segundo afirmou o vereador licenciado e secretário de Assistência social Edilson. “Porque buscam e abraçam”, justificou. “São 900 empregos concretizados nas gestões do prefeito Antonio da Emater. Uma gestão voltada para o ser humano, pois tudo é pensado no ser humano. De obras, serviços e cursos”, afirmou Edilson.

Em discurso voltado especialmente para os cursistas, o vereador e presidente da câmara municipal Alberione Carvalho, o Bê do Sobrado, disse que está nas mãos dos alunos fazerem a diferença. “Fazer o curso, uma grande quantidade de pessoas fazem, mas se destacar exige dedicação”, declarou Bê, que também fez elogios ao trabalho de Silvia Damasceno e a gestão do prefeito Antonio da Emater.

[gallery columns="2" ids="6022,6023"]

Durante a aula inaugural foram exibidos vídeos com depoimentos de pessoas que se qualificaram e estão inseridos no mercado de trabalho. E os resultados arrancaram elogios do gerente de Núcleo de Treinamentos do SENAI Paulo Roberto Sutério Alves. Ele elogiou o comprometimento da administração com o desenvolvimento, desejando sucesso na nova jornada de cursos.

O Presidente do Sindicato Rural de Pinheiros Francisco Martins Santos, que representou também o SENAR, disse que Pinheiros tem um grande  desenvolvimento graças a Antonio da Emter. “Temos uma Pinheiros antes de Antonio e outra depois de Antonio. Tivemos muitos avanços em sua gestão”. Sobre os cursos, Francisco afirmou que os resultados não serão percebidos de imediato, mas virão com o decorrer dos anos. “É necessário a dedicação e comprometimento de cada um”.

O prefeito de Pinheiros Antonio da Emater lembrou que ele aprendeu a respeitar a opinião de todos. “Tem pessoas que gostam de mim e tem quem não gosta. Eu e minha esposa conseguimos dar uma parte de contribuição para nosso município”.

“Me emociono quando vejo as pessoas comentando os resultados positivos alcançados através das oportunidades que oferecemos. Os cursos que oferecemos já marcaram para sempre a vida de muitas pessoas. Isso para mim é uma grande vitória e me faz andar sempre de cabeça erguida”, disse Antonio.

O prefeito Citou a Placas do Brasil, empresa que está instalada em Pinheiros. Ele falou sobre o trabalho de convencimento que realizou para viabilizar a vinda da empresa para o município. Ele lembrou que é preciso se preparar para a chegada dessa fábrica. “A mão de obra que a fábrica vai oferecer está ligada aos cursos que estamos oferecendo agora, e que oferecemos ainda em 2016”, alertou.

Os cursos serão aplicados até o mês de janeiro de 2016 na Unidade Móvel de construção Civil instalada na Praça Baiana, Centro de Pinheiros, e na escola Dr. Emir de Macedo Gomes.

Publicado em domingo, 25 de outubro de 2015