PREFEITURA DE PINHEIROS REALIZA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O OUTUBRO ROSA

Com a proposta de sensibilizar a comunidade para os cuidados com o câncer de mama e colo do útero e a importância do diagnóstico precoce, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, aderiu, mais uma vez ao movimento mundial de mobilização e prevenção destas doenças. Conhecida como Outubro Rosa, a iniciativa consiste em desenvolver ações direcionadas ao público feminino.

DSC_3012A Secretaria Municipal de Saúde realizou uma programação especial para atender as pinheirenses com atividades educativas e coletas de preventivo. “Vimos a necessidade em realizar um calendário especial para as mulheres que tem dificuldades em conciliarem o horário de funcionamento das Unidades de Saúde da Cidade para participarem desta campanha tão importante. Por isto, traçamos que nos dias 19 e 23 deste mês, as coletas de preventivo e demais atividades ficaram agendadas a partir das 7 horas, e no dia 21 os trabalhos tiveram início às 17 horas para atender, especificamente, as mulheres que trabalham em horário comercial” – explicou Elizabete Batista Pereira, secretária municipal de saúde.

A agricultora Maria das Graças Sales Santana disse que desde que esta campanha foi iniciada no Município, não deixou de participar. “E agora com este horário especial de atendimento após o meu horário de trabalho, ficou ainda melhor. Quando soube, avisei as mulheres próximas a mim que, como eu, tem dificuldades de consultar por causa do horário de trabalho. Estou torcendo para que nos próximos anos aconteça o mesmo” – declarou.

[caption id="attachment_6015" align="aligncenter" width="3008"]DSC_3020 A enfermeira Emanuela realizando atendimento[/caption]

A enfermeira Emanuela Akisaski Vaccari explicou que neste projeto não tem número limitado para atendimentos e é para mulheres com idade entre 25 e 64 anos. “Além do mais, mamografias podem ser solicitadas para mulheres com idade acima de 50 anos, conforme orientação do Ministério da Saúde” – completou.

O prefeito Antonio Carlos Machado explicou que esta causa é abraçada e vista com olhos muito atentos pela Administraão, pois entende que o câncer de mama e de colo do útero são causadores de muitas mortes de mulheres em todo o território nacional. “A conscientização e prevenção são os melhores caminhos para evitar qualquer tipo de doença. As mulheres têm grande importância para a sociedade, portanto, esta bandeira deve ser defendida com muita força também ao que se refere o tratamento da doença” – disse Antonio.

O movimento popular Outubro Rosa começou nos Estados Unidos e logo ganhou dimensão e repercussão. A popularidade desta campanha alcançou a nobreza da união de diversos povos de forma consciente, bonita e elegante, compreendida em qualquer lugar no mundo.

Publicado em quinta-feira, 22 de outubro de 2015