GRUPO DE TEATRO DO 2º BATALHÃO DA POLÍCIA MILITAR FIRMA PARCERIA COM SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E APRESENTA PROJETO BATALHÃO CULTURAL NO ESPAÇO FUTURO

A Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Pinheiros, desenvolveu uma parceria com o grupo de teatro Batalhão Cultural, integrado pelos alunos do Curso de Formação de Soldados da Polícia Militar de Nova Venécia, visando à inclusão e formação social dos alunos da rede municipal de ensino. A realização que aconteceu nos dias 19 e 20 no Espaço Futuro, das 8 às 16 horas, tem o objetivo de externar, através do teatro, temas de grande importância para a sociedade, tais como a prevenção e repressão de crimes e a conscientização no trânsito para a diminuição de acidentes. “Nosso objetivo é aproximar a Polícia Militar da sociedade, e por meio desse grupo de teatro demonstrar assuntos sobre segurança pública de uma forma mais divertida, atraente e educativa”, disse a Soldado Tatiane Celeste, coordenadora do projeto.

[gallery columns="2" ids="5987,5989"]

Para o prefeito Antonio Carlos Machado, este tipo de iniciativa contribui para a formação de cidadãos de bem. “A Polícia é o setor da administração pública oficialmente responsável pelo exercício do controle social e pela garantia da segurança pública, portanto, é preciso conscientizar nossas gerações futuras da importância da atuação destas pessoas que tanto fazem para o bem da nossa sociedade”.

[gallery columns="4" ids="5993,5995,5991,5994"]

O vereador licenciado e secretário de Assistência Social, Edilson Monteiro, destacou a relevância desta parceria e disse ter ficado satisfeito com os resultados. “Graças a Deus, à confiança do prefeito Antonio, a uma equipe atuante e às parcerias que enxergam que o trabalho que desenvolvemos é ético, transparente e sério, nossas expectativas têm sido superadas a cada ação. E nesta realização não foi diferente”. Edilson destacou ainda a importância da parceria realizada com o comando local da Policia Militar representada pelo Capitão Manoel Gambarti que sempre se coloca a disposição para abordar temas de relevância e levar esse conhecimento para sociedade, destacando ainda a parceira com as Secretarias de Educação e Esportes e Lazer. “Agradeço muito ao 2º Batalhão da Polícia Militar por acreditar e contribuir para este projeto e a participação de todos envolvidos”.

[gallery columns="2" ids="5992,5990"]

Esta iniciativa significou muito para os estudantes: “foi muito interessante participar do projeto, é um incentivo para os jovens respeitarem o trabalho dos policiais, pois é para o bem da sociedade”, disse Tales Teixeira (15). De acordo com a aluna Tania Souza (15), essa ação tem grande importância para a sociedade: “todos nós precisamos conhecer os meios de abordagens policiais, para saber como agir e respeitar, caso aconteça com a gente, pois é o trabalho deles”.

O evento contou com a participação de aproximadamente 1200 alunos das Escolas Juracy, Carlos Lindenberg. Emir de Macedo Gomes, José Pinheiro, alunos do COPBEM e Projeto Espaço Futuro, além da comunidade. Ficou evidente a força de mobilização e o entrosamento dos diretores escolares e professores.

O grupo de teatro Batalhão Cultural é composto por 14 alunos soldados do Curso de Formação de Soldados CFSd 2014/2. Idealizado pelo Comandante da Unidade, o tenente-coronel Sebastião Aleixo dos Santos Batista, o projeto “Batalhão Cultural” consiste também em transmitir informações a respeito da abordagem policial, que é um instrumento para proteção do cidadão, pois demostra os direitos e deveres da pessoa abordada.

Publicado em terça-feira, 20 de outubro de 2015