DUPLA CARIOCA VENCE FESCAP PELA SEGUNDA VEZ

Deu bis! O resultado do primeiro lugar do Festival da Canção de Pinheiros de 2014 se repetiu em 2015. Claro que não foi a mesma música, mas foi a mesma dupla do Rio de Janeiro que arrebatou os jurados e o público pela segunda vez e conquistou novamente o primeiro lugar desta 13ª edição do Fescap.

[caption id="attachment_5980" align="aligncenter" width="671"]11 Mais uma vez o público fez a diferença na 13ª edição do Fescap.[/caption]

Deu bis também para o público que compareceu para prestigiar o melhor festival da canção do Brasil. Para a estudante de Direito Karine Oliveira Gomes, 23 anos, o Fescap é o resgate da cultura de Pinheiros. “Simplesmente maravilhoso, canções lindas e poéticas que nos fez cantar e verdadeiramente nos emocionou. Cada pessoa presente enriqueceu o evento, o qual foi ‘estrondoso’ de bom”, avaliou Karine. A grande atração do Fescap será sempre as canções concorrentes. São elas que aguçam a curiosidade e prende o público até o resultado final. Mas a organização do evento sempre traz atrações musicais, culturais, exposições e novidades para entreter os festivaleiros.

[caption id="attachment_5974" align="aligncenter" width="850"]Geraldo Azevedo marcou o Fescap com suas canções inesquecíveis. Geraldo Azevedo marcou o Fescap com suas canções inesquecíveis.[/caption]

Neste ano o show principal, realizado no sábado, 17, ficou por conta de Geraldo Azevedo que arrebatou a multidão com suas inesquecíveis canções. Efraim Maia abriu o evento na quinta e J. Peron e Banda reviveu Raul Seixas na sexta feira, 16. O prefeito Antonio Carlos Machado, o Antonio da Emater, ponderou que a realização da segunda edição consecutiva do Festival da Canção De Pinheiros em sua gestão é a prova de que o evento, que representa um marco na cultura do município, foi resgatado e será mantido anualmente. “O Fescap é o maior e melhor festival da canção de música raiz do País, e é um orgulho pinheirense. Nossa gestão fez o resgate, mas precisamos manter essa chama acesa sempre. Esse é o nosso desejo”, sentenciou Antonio. O secretário de Cultura e Turismo da prefeitura de Pinheiros Gildete Rocha Dias, o Gil do Sindicato, agradeceu ao prefeito Antonio da Emater e a população por estar a frente da pasta e por dois anos consecutivos ter realizado o Fescap. Gil destacou a presença do público e a qualidade das músicas apresentadas. “É um momento de rever velhos amigos, se divertir com a família, e prestigiar o evento popular mais esperado do ano. Agradeço também aos artistas, sem os quais seria impossível fazer o evento, patrocinadores, equipe, secretarias e todos que contribuíram”, disse o secretário. Repetindo o sucesso e a vitória de 2014, a dupla carioca Vitória Rudan e Jr. Almeida conquistou o primeiro lugar este ano com a música “Menina”. Ano passado, a música vencedora foi o “O Silêncio”. O segundo lugar foi para a canção “Meu Jardim Brasileiro” do mineiro de Belo Horizonte Walter Dias.

[gallery columns="4" ids="5982,5981,5979,5978,5977,5976,5975,5973"]

Os capixabas também conquistaram seu ‘lugar ao sol’ nesta edição do Fescap. Albergue Passárgada, de Vitória, ficou com o terceiro lugar com a música “Índia Tuíra”. Já o quarto lugar foi para a canção “Parceria” interpretada por Zebeto Correia de Belo Horizonte, Minas Gerais. E o trio baiano Paulo Macedo, Ítalo Silva e Leilane Coutinho levou para Vitória da Conquista o prêmio de quinto lugar com a música “Foz”. O prêmio de melhor interprete ficou para Pinheiros com a música “Canta”, interpretada por Emanoela Melotte. Enquanto que a música “Contramão” de Cícero Gonçalves ganhou o prêmio de melhor arranjo. A banda Vanglória ganhou o prêmio de Melhor do Município. E a Melhor do Estado foi para “O Barqueiro”, autor e intérprete Dimas Deptulsky, de Colatina. Além das atrações musicais, o Fescap também teve o encontro de colecionadores de vinil, apresentações culturais e o lançamento do livro OLHANDO PARA O PASSADO, de Ubaldino Souto Coelho, romance, no qual ele narra duas histórias de amor ocorridas em Pinheiros. Uma recente e outra na década de 1950, quando do surgimento desse município.

Publicado em terça-feira, 20 de outubro de 2015