ASSISTÊNCIA SOCIAL REALIZA EXPOSIÇÃO DE OFICINAS DO CRAS E ESPAÇO FUTURO

Pinheiros – A Prefeitura de Pinheiros, por meio da Secretaria de Assistência Social, iniciou bem o mês de setembro com a realização da I Exposição de Oficinas do CRAS e Espaço Futuro. A tarde artística cultural foi realizada no CRAS de Pinheiros e contou com a participação do prefeito Antonio Carlos Machado, do vereador licenciado e secretário de Assistência Social, Edilson Monteiro, dos vereadores Mauro Lúcio e Bê do Sobrado, do Secretário de Esporte Marcelo Gonçalves, de alunos e instrutores dos cursos, e alunos e professores da escola municipal Juracy Cardoso Viana.

DSC_0151 - Cópia

Muito satisfeito com os resultados, o prefeito Antonio parabenizou a organização das equipes envolvidas nestes projetos da Secretaria de Assistência Social e frisou a importância de investir em pessoas. “Administrar não é difícil desde que exista o entendimento de que realizar obras não é só algo relacionado a espaço e estrutura física, mas principalmente em pessoas que podem ser a base e o alicerce de um Município. Portanto, nossa gestão é baseada em um modelo que também oportuniza e valoriza pessoas” – disse.

[gallery columns="4" ids="5738,5737,5736,5735"]

Sempre empenhado, Edilson Monteiro acompanha de forma participativa os trabalhos da Secretaria de Assistência Social. Na ocasião ele agradeceu os instrutores do CRAS e do Espaço Futuro e disse que o evento organizado em curto prazo foi feito com o objetivo de mostrar resultados dos trabalhos que acontecem há cerca de um mês e meio. “Em sete anos capacitamos mais de três mil pessoas com os cursos profissionalizantes do CRAS. O Espaço Futuro veio para somar e graças a Deus e às pessoas envolvidas é um projeto que está dando muito certo. Quando o prefeito Antonio me fez o convite para assumir a pasta da Assistência Social e eu aceitei e me licenciei como vereador, eu sabia que seria um desafio, mas não um desafio tão bom. Esta realização é mais uma prestação de contas do nosso trabalho, e, como sempre digo, vamos evoluir ainda mais”.

Atuação

Quando soube das oficinas ofertadas pelo Espaço Futuro, Ktlyn dos Santos Ramalho, 11 anos, não pensou duas vezes para participar. “Quando vi tantos cursos, tive vontade de fazer todos, mas optei por Capoeira, Teatro e Violão. Depois que comecei a ocupar minhas tardes com arte e criatividade, até na escola as coisas mudaram para melhor” – disse.

O professor das aulas de violão, Nico da Gaita, que já atua na área musical há vinte anos, disse que já pensava em desenvolver algo de acordo com a proposta ofertada pelo Espaço Futuro, portanto, o convite para ministrar as aulas chegou na hora certa. “É muito bom ver o empenho dos meus 56 alunos. Fico muito feliz com cada evolução. Isto só é possível porque existe a força de vontade deles, além do suporte ofertado pela Secretaria de Assistência Social”.

Trabalhando com fotografia há cerca de 10 anos, o fotógrafo profissional Léo Dondoni aceitou o desafio de, pela primeira vez, ser instrutor de um projeto governamental que beneficia pessoas. “É um desafio gratificante reconhecer o talento no aluno. A empolgação deles é motivadora” – declarou.

Desde que a Administração Municipal começou a ofertar os cursos pelo CRAS, há 7 anos, a manicure Rita de Cássia Rodrigues Azevedo atua como monitora. “E diferente do que muitos pensam, minhas alunas passam longe de serem minhas concorrentes, porque o mercado existe para todas as pessoas que trabalham com ética e dedicação. Quando vejo alguma manicure que já foi minha aluna trabalhando bem e feliz, me vem mais ainda a certeza de que cada obstáculo vencido é mais que válido. É gratificante ao ponto de eu ficar emocionada” – disse Cássia.

Dentre 300 participantes da segunda edição de cursos ofertados pelo CRAS, está Franciely Santos, 23 anos. Segundo ela, quando soube da oportunidade de iniciar a realização de um sonho, ficou atenta ao dia da realização da inscrição do Curso de Cabeleireira. “Antes eu passava pelos salões de beleza e ficava cheia de vontade de, como os profissionais desta área, seria minha vez. Hoje passo e já tenho a sensação de que não vai demorar para eu trabalhar em algum salão, e, quem sabe, um dia ter meu próprio negócio”.

Contribuir para a formulação do Plano de Ação do Governo Municipal, propondo programas e colaborando para a elaboração de programas referente à Assistência Social, bem como desempenhar trabalhos diversos de interesses da comunidade, são competências, dentre tantas, ofertadas pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que como principal proposta oferece oportunidades de inclusão para a população pinheirense.

Publicado em terça-feira, 08 de setembro de 2015