Pinheiros pretende incluir a carne de sol da Região Doce Terra Morena no selo de Indicação Geográfica.

[caption id="attachment_566" align="aligncenter" width="573" caption="A equipe da SFA e do SEBRAE visitaram o novo mercado e conversaram com os açougueiros. Na foto o comerciante João Zoteli fala um pouco da carne de sol Pinheirense."][/caption] Pinheiros – A equipe da Secretaria de Cultura e Turismo do município de Pinheiros recebeu nessa quarta-feira, 07 de março, dois representantes do departamento MAPA da Superintendência Federal de Agricultura do Espírito Santo (SFA/ES) e um representante do SEBRAE, para conhecerem de perto a carne de sol pinheirense. O objetivo da visita foi conhecer todo o processo de preparo do produto, as normas de vigilância sanitária do município e orientar a equipe das secretarias de cultura e agricultura sobre os passos necessários para incluir a carne de sol do extremo norte capixaba no mapa de indicações geográficas. No Espírito Santo o único produto até agora a garantir o selo foram as Panelas de Barro de Goiabeiras. O certificado de indicação geográfica é uma prática muito comum no exterior, e nos últimos anos vem crescendo cada vez mais no Brasil. Tendo em vista a fama da carne de sol da região, os município da Doce Terra Morena perceberam que não poderiam deixar escapar essa oportunidade. A representante da Superintendencia Federal de Agricultura Sara Hoppe Schröder explicou detalhadamente do se trata do Certificado. “Nos mercados internacionais essa prática de reconhecer os produtos pela sua verdadeira origem geográfica já é muito comum. Ele serve para certificar e dar proteção a região que detém o saber fazer tradicional de determinado produto, que por essa razão possui notoriedade e fama, o que vai distinguir esse produtos dos demais. Algumas pessoas só de verem o selo no produto já optam por ele”, pontua Sara. [caption id="attachment_565" align="alignright" width="300" caption="Sara Hoppe Schröder (SFA); Gilvan Costa Aguiar (secretaria municipal de agricultura); João Bayer (vice-prefeito); Nelsimar Bastos Gonçalo (SEBRAE); Emiliano de Aguiar Pedrozo (SFA); Paulo Jovanio dos Santos (secretário de cultura); Fábio Teixeira (sub-secretário) e Lucas de Jesus Silva (técnico em turismo)."][/caption] A carne de sol da região foi indicada pelo SEBRAE como produto em potencial para fazer parte do mapa de indicações do Brasil, assim explica o analista técnico Nelsimar Bastos Gonçalo, coordenador do Fórum Capixaba de Indicação Geográfica e Marcas Produtivas. “A grande questão para a indicação da carne de sol é a força histórica da região em se tratando desse produto, aonde se vai ouve-se falar da carne de sol daqui, além de eventos específicos desse produto, tudo isso justifica nossa visita aqui hoje”, destaca o analista técnico. Para o secretário de Cultura e Turismo de Pinheiros, Paulo Jovanio dos Santos, essa é a oportunidade que a região esperava para torna o produto ainda mais conhecido. “Quem passa por aqui e prova a nossa carne de sol não esquece, temos casos de pessoas de outras cidades e estados, que quando vão passar por aqui já ligam e deixam encomendada a sua carne. Mas com a possibilidade de conseguirmos a indicação geográfica teremos a chance inclusive de exportar nosso produto, passo importante para os produtores, açougueiros e para os municípios da região, que terão o reconhecimento devido por seu produto”, alegra-se o secretário. O vice-prefeito João Bayer, reforçou a notoriedade do produto nos município vizinho. “Nossa carne de sol é única, e região do extremo norte, sobretudo Pinheiros, é referencia em todo o estado em se tratando do preparo e salga da carne de sol”. A visita de quarta-feira foi o primeiro passo para a indicação, que ainda depende de convenio, aprovação do Ministério da Agricultura e de adaptação de normas. Depois de Pinheiros a equipe do SEBRAE e SFA seguirá visita pelos outros municípios da região. Boas Práticas! A prefeitura de Pinheiros não mede esforços para capacitar ainda mais os açougueiros e fornecedores de carne de sol do município. Em parceria com o SEBRAE, a Agência de Desenvolvimento Econômico, estará desenvolvendo em breve o programa PAS (Programas de Alimentos Seguros) com todos os açougueiros.

Publicado em quinta-feira, 08 de março de 2012