GOVERNO E PREFEITURA ALERTAM PARA O PERIGO DO MOSAICO E MELEIRA

Informações foram passadas em reunião com produtores de mamão do município.

Atendendo ao convite da Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento Aquicultura e Pesca, através do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) e Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente da prefeitura de Pinheiros, vários produtores de mamão do município participaram da reunião técnica sobre a cultura do mamoeiro realizada no Lions Clube nesta quarta-feira.

O tema central abordado durante a reunião foi a virose de mosaico e meleira, um perigo constante que tira o sono do produtor e pode erradicar toda uma plantação de mamão.

“O município está preocupado e quer contribuir para evitar uma praga de mosaico e meleira em nossas plantações de mamão”, disse Tadeu Sá, secretário de Agricultura e meio Ambiente da prefeitura de Pinheiros.

Para conhecer a real situação o Idaf intensificou a vistoria nas lavouras do Norte do Estado para averiguar as denúncias recebidas quanto ao aumento da incidência de duas viroses que atingem a produção de mamão.

O diretor técnico do Idaf, Ezron Leite Thompson, apresentou um diagnóstico da produção do mamão na região, estado e País. Ele informou que o trabalho de averiguação nas lavouras teve início este mês, mas esta semana foi intensificado. "Em algumas propriedades já estamos entregando o laudo fitossanitário das amostras coletadas anteriormente e, diante do resultado positivo, será necessário solicitar o corte compulsório das plantas. Estamos também checando lavouras que ainda não foram vistoriadas”, explicou.

Junior Abreu, diretor presidente do Idaf, ressaltou que o governo tem conhecimento da preocupação dos produtores e o objetivo agora é promover uma aproximação maior com o órgão para poder informar e ajudar. “O Idaf agora pensa em informar, conscientizar, ajudar e proteger. Não queremos falar em corte ou multas, queremos desburocratizar o Idaf, trazer o produtor para perto de nós e realizar todas as ações para simplificar e facilitar a vida do produtor”, assinalou Junior.

Controle da doença

Para evitar que o mosaico e meleira se espalhem pelas lavouras capixabas, é essencial que os produtores se conscientizem e adotem os procedimentos técnicos recomendados e normatizados, como o controle por meio do corte seletivo, prática conhecida como roguing, que propicia a produção até o ciclo final da lavoura, minimizando os prejuízos. A planta doente deve, obrigatoriamente, ser eliminada para que não sirva de fonte de contaminação para as plantas sadias da lavoura ou mesmo de áreas vizinhas.

Mosaico do mamoeiro: também conhecido como mancha anelar, é uma virose que pode ser disseminada rapidamente, causando grandes prejuízos, podendo até inviabilizar a cultura em uma região. A doença reduz a produção e prejudica a qualidade do fruto.

Meleira do mamoeiro: também é uma virose, que se caracteriza por gotejamento do látex nos frutos. A principal medida de controle é a realização de inspeções semanais nos pomares e eliminação das plantas infectadas assim que os primeiros sintomas são detectados.

[gallery ids="5610,5611,5612"]

Publicado em sexta-feira, 14 de agosto de 2015